<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 6 de março de 2010
Macadâmia: da Austrália para nossas mesas



A Macadamia é um género botânico pertencente à família Proteaceae e à subfamília das grevileóideas.É um fruto extraído de uma árvore com o mesmo nome. Esta árvore é originária das florestas tropicais da Austrália.

Foi introduzida no Havai por volta de 1881, onde foi usada como planta ornamental e na reflorestação do arquipélago As macadâmias são comercialmente um produto muito importante na Austrália, África do Sul e América Central.


A macadâmia chegou ao Brasil em 1935 e começou a ser cultivada em Limeira, interior de São Paulo. Atualmente, o país é o sétimo produtor mundial e o terceiro em número de árvores plantadas, segundo dados da Associação Brasileira de Noz Macadâmia. E a entidade aponta a cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, como um dos principais produtores em território nacional.






Os seus frutos em forma de noz (nozes de macadâmia) são muito utilizados na culinária, em especial em produtos de doçaria.


Além de ser rica em gorduras monoinsaturadas, a exemplo do salmão e da linhaça, ela tem sabor extremamente delicado. Ao ser triturada e acrescentada a um prato de massa, por exemplo, essa noz dá uma crocância deliciosa.




E a noz, além de saborosa, também faz bem para a saúde. Assim como outras amêndoas, é rica em ácidos graxos, antioxidantes que retardam o envelhecimento e protegem o sistema cardiovascular. Também como elas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorre devido às altas concentrações do ácido palmitoléico, responsável pela assistência ao corpo no metabolismo dos lipídeos, equilibrando os níveis de colesterol HDL ('bom') e LDL ('mau').
Só vale prestar atenção à quantidade ingerida, já que 100 g da noz torrada e salgada possuem 647 calorias.

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial