<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 31 de março de 2010
Os deliciosos ovos de Páscoa




O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.

A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – lá eles têm até nome, pêssanka – em celebração à chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.



Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate – iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.



Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.

O chocolate

Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.

Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.

Este ano de maneira muito especial os chocalatiers se superaram! A criatividade foi a tônica em suas criações.Basta ver os dois ovos abaixo, um retraando a Betina, personagem da Letícia Spiller e o outro "colorido".







Agora, como não poderia deixar de ser...aprenda você mesma a preparar um delicioso ovo de páscoa!


Ovo de páscoa decorado e rechedo com nozes

* Ingredientes
* 350 g de chocolate ao leite
* 100 g de chocolate branco
* 1 pote de nozes picados
* 1 forma de ovo de 250 g
* Papel alumínio, o quanto baste

* Modo de Preparo

1. Pique o chocolate ao leite em pedaços pequenos, e faça o mesmo com o chocolate branco
2. Separe o chocolate branco em 3 porções
3. Coloque 2 porções de chocolate num recipiente e uma porção em outro
4. Coloque as 2 porções de chocolate branco no microondas por 30 segundos em potência média, após retirar o recipiente do microondas acrescente a outra porção até ter uma composição sem qualquer pedaço de chocolate
5. Isso se chama temperamento, para que o mesmo não derreta novamente
6. Pegue o saco de confeitar com o bico liso, o mais fio possível
7. Coloque o chocolate branco dentro do saco de confeitar
8. Segure a forma do ovo com a mão bem firme e com a outra confeite na forma de ?ziguezague?, a certa distância da forma, quantas vezes quiser
9. Passe a faca sem serra na superfície da forma, retirando o excesso de chocolate das bordas
10. Cubra a forma com papel alumínio e coloque sobre uma tábua, com a superfície plana voltada para cima
11. Leve a geladeira e deixe esfriar por 5 minutos
12. Enquanto a forma esfria, derreta o chocolate ao leite
13. Separe o chocolate em 3 porções iguais
14. Coloque 2 porções de chocolate num refratário
15. Corte a porção restante em pedaços bem pequenos e coloque em outro recipiente
16. Pegue a porção maior de chocolate ao leite e leve ao microondas por 40 segundos em potência alta
17. Retire o recipiente do microondas e acrescente o resto do chocolate ao leite picado, até ficar homogêneo
18. Retire a forma da geladeira
19. Acrescente uma camada do chocolate ao leite, correspondente a 3 colheres de sopa, espalhe do funda as bordas, e após retire o excesso
20. Coloque novamente na tábua, porém com a superfície plana voltada para baixo
21. Separe o restante do chocolate ao leite em duas partes e acrescente as nozes
22. Retire a forma da geladeira, retire o papel alumínio e repita o procedimento, porém, agora com o chocolate com as nozes
23. Resfrie por mais 5 minutos, após retire da geladeira, como anteriormente, só que agora acrescente o resto do chocolate ao leite e deixe por mais 10 minutos na geladeira
24. No total de 3 camadas
25. Espere até que o ovo crie uma bolha de ar e deixe desprender da forma, sobre uma tábua forrada com papel alumínio
26. Deixe secar por 12 horas em lugar seco e arejado
27. Após a secagem, embrulhe com papel chumbo e coloque os bombons de sua preferência
28. Mantenha em um lugar seco e arejado

Aproveio para desejar a todos uma Feliz Páscoa!

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial