<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 23 de abril de 2010
A massa na Itália




Não existe, na Itália, uma só região que não tenha sua própria teoria sobre a origem da massa. Na Liguria, acredita-se que foram os mercadores genoveses que copiaram a receita dos povos nômades da Mongólia. Os venezianos acreditam que Marco Polo importou a massa da China, mesmo não dando muito crédito à suspeita de reputados historiadores de que o famoso viajante nem teria sequer deixado a sua terra natal. Em Roma, afirma-se que os antigos imperadores e senadores já comiam massa. Os sicilianos têm a convicção de que a massa chegou à sua ilha por meio dos gregos ou dos árabes nos tempos medievais. Já os habitantes da Campania acreditam que só os mestres cozinheiros napolitanos poderiam fazer dos seus maccheroni o que a pasta representa hoje para a Itália: uma verdadeira paixão nacional.

Seja como for, é certo que existem mais de 300 variedades de massa, constituindo um dos pratos mais apreciados da cozinha italiana. Toda esta variedade pode ser dividida em dois tipos:



pasta secca ou pasta asciutta, uma massa à base de sêmola de trigo duro e água, comercializada como produto seco e muito raramente preparada em casa; e

pasta fresca ou pasta casereccia (fatta in casa), a massa fresca, feita em casa, à base de farinha de trigo, ovo e, eventualmente, água.

A pasta secca é um produto industrializado e deve ser comprado e consumido assim. Mesmo a melhor dona de casa italiana ou o cozinheiro mais ambicioso preferem deixar o seu preparo ao pastaio e, mais recentemente, à fábrica de massas. A pasta secca caracteriza-se por uma tenuta di cottura fiável, ou seja, não se desfaz ao cozinhar.



Ao contrário, a pasta fresca constitui a obra individual do cozinheiro, existindo numerosos segredos e artes para que a massa fique elástica e possa ser aberta na espessura ideal. E pasta fresca pode ser a strisce (tiras) ou ripiena (recheada). Em algumas regiões da Itália, a pasta fresca pode ser colorida, sendo chamada pasta colorata.

PASTA GIALLA
Massa fresca com gemas
Nº porções: 1 a 2

Ingredientes
100 g Farinha de trigo
4 a 5 un Gemas

Preparo
Coloque a farinha numa superfície de trabalho e abra uma cova no centro.
Coloque 4 gemas e misture com um garfo.
Quando as gemas estiverem incorporadas à farinha, sove bem com as mãos até obter uma massa dura e homogênea.
Se necessário, acrescente mais gema, aos poucos, até dar o ponto.
Embrulhe em plástico e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 30 minutos.


PASTA ALL’UOVO
Massa fresca com ovos
Nº porções: 1 a 2

Ingredientes
100 g Farinha de trigo
1 un Ovo grande

Preparo
Coloque a farinha numa superfície de trabalho e abra uma cova no centro.
Coloque o ovo e misture com um garfo.
Quando o ovo estiver incorporado à farinha, sove bem com as mãos até obter uma massa dura e homogênea.
Se necessário, acrescente um pouco de água ou mais farinha
Embrulhe em plástico e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 30 minutos.



PASTA CON SEMOLA

Massa fresca com semolina
Nº porções: 1 a 2

Ingredientes
80 g Farinha de trigo
20 g Semolina (Semola di grano duro)
1 un Ovo grande

Preparo
Misture as farinhas, coloque numa superfície de trabalho e abra uma cova no centro.
Coloque o ovo e misture com um garfo.
Quando o ovo estiver incorporado à farinha, sove bem com as mãos, até obter uma massa dura e homogênea.
Se necessário, acrescente um pouco de água ou mais farinha.
Embrulhe em plástico e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 30 minutos.

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial