<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 11 de abril de 2010
Modos de comer na Itália




A culinária italiana tem várias características específicas, conhecidas mundialmente. No entanto, dentro da própria Itália, a culinária não só é regional, como também sazonal. As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras. Utilizam diferentes ingredientes, receitas e até modos de preparo.

Comida é sempre a expressão de um povo e na Itália não é diferente. Cada região, de acordo com as influências que sofreu e as variações climáticas e geográficas, acabou desenvolvendo sua própria cozinha regional típica e daí vem parte da riqueza da gastronomia italiana, a variedade que ela apresenta.

Um visitante não pode se dar ao luxo de visitar a Itália e deixar de provar suas verdadeiras delícias gastronômicas: queijos, embutidos, presuntos, pasta, pizza, gelato e outras especialidades regionais. A comida italiana, na maioria das vezes excepcionalmente simples e saudável que consegue surpreender o palato com sua originalidade, é muito procurada e apreciada.



A sofisticação e a simplicidade são o que mais impressiona na gastronomia italiana. As duas andam sempre juntas como numa obra de arte em que a elaboração e o conceito podem ser altamente sofisticados, mas o traçado e a expressão são de uma simplicidade que emociona. Não é a toa que a Itália é reduto de vários ícones das artes plásticas e sua gastronomia é respeitada no mundo todo.

AS REFEIÇÕES

Tirando alguns casos específicos, em geral os italianos fazem, tradicionalmente, três principais refeições durante o dia: um café da manhã, um almoço e um jantar.

O café da manhã na Itália geralmente é bem simples, constituído por uma xícara de café, espresso, cappuccino ou café com leite, acompanhado de um brioche ou alguma especialidade da panificação local, ou ainda um pouco de pão com queijo. Em áreas mais rurais, podem ser consumidos polenta, embutidos, pães especiais etc.



O almoço e o jantar se assemelham muito, sendo que, atualmente em muitas regiões, o jantar é considerado a principal refeição, em contraponto com um almoço leve. Eles podem ter até cinco pratos servidos, mas geralmente são compostos por antipasto, primo piatto, secondo piatto e dolce, sendo que para um almoço leve, o prato de carne, em algumas regiões, é dispensado, sendo reservado para o jantar.

Tradicionalmente, o almoço e o jantar são servidos na seguinte sequência:

1. Antipasto – tira-gostos ou entradas frios ou quentes (mais raros).
2. Primo piatto - um prato quente como pasta, risotto ou gnocchi.
3. Secondo piatto - o prato principal. Normalmente, composto por peixe, carne bovina, suína ou aves.
4. Contorno - uma guarnição, normalmente de salada ou legumes cozidos, servida com o prato principal.
5. Formaggio e frutta - queijo e frutas, a primeira sobremesa.
6. Dolce - a sobremesa em si, como bolos e biscoitos.
7. Caffè - Café ou espresso.
8. Digestivi - licores ou vinhos que encerram as refeições.

Os italianos se sentem bem à mesa, conversando e comendo. Por isso, as refeições duram bastante tempo, às vezes horas. Em dias de festividades podem durar até o dia inteiro. Hoje em dia, esta tradição só é utilizada em feriados especiais e, mesmo assim, não de forma tão exagerada.

Os petiscos de rua, vendidos em pedaços, são também muito comuns, consumidos entre as refeições como um lanchinho rápido. Ótimos exemplos são a focaccia da Liguria e a pizza da Campania, vendida em fatias.



Embora na Itália seja dado grande valor à boa comida caseira, uma ida ao restaurante está cada vez mais na moda. Especialmente nas grandes cidades mais ricas da região setentrional. Nestas regiões existe uma grande porcentagem de mulheres com atividade profissional para quem a dedicação exclusiva ao cuidado dos filhos, da casa e da cozinha já não é considerada uma tarefa essencial. Os superocupados homens e mulheres da Lombardia, por exemplo, acabam optando por “comer fora”, no restaurante mais próximo, do que chegar em casa à noite e ainda ter que preparar a refeição.

Também em ocasiões festivais, é cada vez mais comum convidar parentes e amigos para um restaurante especial ou outro que, após vários testes, tenha sido aprovado.

Já no sul da Itália a situação é diferente. Nesta região verifica-se ser ainda bastante frequente que as gerações habitem e vivam em comum e quando a mamma não tem tempo para ir ao mercado, então é a nonna quem se encarrega desta tarefa. E é precisamente a nonna quem, na maior parte dos casos, conhece as melhores receitas e detém os respectivos segredos de cozinha que transmite às filhas. No sul da Itália, é em casa que tradicionalmente se organizam as grandes festas. As pessoas têm o hábito de se visitarem e organizarem grandes e lautas comilanças, que podem mesmo prolongar-se por vários dias.

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial