<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Endro




Erva nativa da Ásia ocidental, apreciada no Mediterrâneo e no sul da Rússia desde a Antigüidade, o endro ou "dill" --como é chamado nos países de língua inglesa-- é quase desconhecido dos brasileiros. Eu nunca tinha usado até bem pouco tempo.Até que um dia resolvi testar uma receita que levava a tal erva.A Batata Fundida que fiz em casa foi aprovadíssima e de lá pra cá, virei fã número um do Endro.

Decidi então aprender um pouquinho sobre o mesmo pois sou apaixonada por ervas e especiarias.

NOME CIENTÍFICO: Anethum graveolens


DESCRIÇÃO DA PLANTA:Planta que atinge entre 20 cm e 1 metro de altura, com caule fino e oco. Suas folhas têm coloração esverdeada a as flores são amarelas.

AROMA E SABOR
Folhas – de aroma e sabor delicado e fresco.
Sementes – extremamente aromáticas, com sabor forte e picante.


PROPRIEDADES
- tônica
- antiespasmódica
- anti-séptica
- diurética
- sedativa

FUNÇÕES TERAPÊUTICAS
- combate a aerofagia
- ameniza a ânsia de vômito
- aumenta a produção do leite materno
- diminui a flatulência
- combate a insônia
- indicado para a limpeza e desinfecção de feridas
- combate resfriados
- alivia soluços
- combate dor de dente
- alivia cólicas intestinais em recém nascidos

HISTÓRICO E CURIOSIDADES: Esta planta é conhecida desde a Antiguidade por curar indigestões, dores estomacais, estimular o apetite e conciliar o sono.
O uso desta erva já era mencionado na Bíblia, para pagamento de impostos, pois tinha alto valor comercial para os romanos.
Era usada pelos gregos para curar soluços.
Sua maior tradição, tanto culinária quanto medicinal, é cultivada na Índia.
Para os romanos simbolizava a vitalidade.

PARTES USADAS: Flores, folhas e sementes.

FORMAS EM QUE SE ENCONTRA: Fresco e seco.

USO GERAL: Além de ser apreciada como condimento, esta erva também é usada na perfumaria, para aromatizar sabonetes, e na cosmética tem a propriedade de clarear a pele, fortalecer as unhas e perfumar o hálito.
Saches com a flor, colocados em armários ou gavetas, espanta as traças.



Com sabor suave que remete ao da erva-doce, com a qual é muitas vezes confundido,o endro é um tempero popular na Europa, especialmente nos países nórdicos, na Polônia e na Rússia.

Versátil, é usado para aromatizar licores, xaropes e vinagres e para condimentar picles, sopas, cremes e pães. Na Escandinávia, tempera peixes (fritos, cozidos e no "gravlax", quando é marinado e desidratado), batatas, molhos, iogurtes e creme azedo. O nome "dill", aliás, deriva do norueguês antigo "dilla", que significa acalmar --na Inglaterra, a água de "dill" é oferecida aos bebês.

O endro vem se tornando mais conhecido no país devido às escolas de gastronomia e acredito que deva ser cada vez mais usado, pois tem tudo a ver com o Brasil: é suave e refrescante.

Devido ao aroma e sabor delicado de suas folhas, é indicado para comidas pouco temperadas.As folhas secas perdem um pouco o aroma.Seu aroma e sabor são melhor aproveitados, quando esta erva é acrescentada ao final do cozimento.

Suas folhas combinam bem com peixes,saladas,ovos,queijos cremosos,arroz e sopas.

Já a sementes ficam perfeitas em conservas,pickles evinagres aromáticos.

Agora, a receitinha deliciosa que me fez apaixonar pelo endro!


Batata Fundida



Ingredientes

1 kg de batata cozida(s) em rodela(s)
1/2 litro(s) de creme de leite fresco
200 gr de queijo fundido
250 gr de queijo prato ralado(s) grosso(s)
2 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
2 colher(es) (sopa) de farinha de rosca
2 colher(es) (sopa) de endro
3 colher(es) (sopa) de Azeite Andorinha
1 colher(es) (sopa) de alecrim
35 gr de manteiga clarificada
1 unidade(s) de cebola ralada(s)

Modo de preparo:

Aqueça o forno a temperatura alta. Leve ao fogo uma frigideira grande de borda alta, acrescente a manteiga clarificadaver vídeo e duas colheres de sopa de azeite, junte o alecrim e frite as batatas dos dois lados até que fiquem levemente douradas. Reserve. Leve ao fogo uma panela média, acrescente uma colher de sopa de azeite, doure a cebola ralada, acrescente o creme de leite fresco e o queijo fundido. Mexa até o queijo derreter completamente e formar um creme espesso e homogêneo. Reserve. Em um refratário, coloque a metade das batatas, polvilhe sobre elas uma colher de endro, despeje metade do creme e cubra com a metade do queijo prato raladover vídeo Faça outra camada com as batatas restantes, despeje o restante do creme e cubra com o queijo prato ralado. À parte misture o queijo parmesão ralado com a farinha de rosca e polvilhe por toda a superfície. Leve ao forno bem quente por aproximadamente 20 minutos ou até que gratine. Sirva como entrada ou como acompanhamento de assados, ou mesmo sozinho.

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial