<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Pancetta é pancetta



Tem um ditado que diz: "Mãe é mãe e vaca é vaca." Simples assim...não dá pra confundir! Pois é... eu fico indignada quando escuto alguém chamar pancetta de bacon ou vice e versa! Pancetta é pancetta!


Ontem passei por isso. Uma destas pessoas que insistem em nos visitar sem avisar (normalmente é parente quem faz isso...) surgiu do nada no meio da tarde dizendo que não tinha almoçado e estava com fome! (Com tanto restaurante por aqui). Precisava então preparar algo saboroso e rápido! Com todo capricho preparei um omelete com pancetta. Aquela original...bem italiana mesmo! O mesmo foi devorado e muito elogiado! Mas eu tive vontade de matar quando ouvi..."Omelete com bacon é muito bom sempre!"


Tentando conter o ódio, expliquei que não se tratava de bacon e sim de pancetta...Mas a doce criatura não conseguiu enxergar a  diferença...e pior que isso, disse que era frescura minha, um certo esnobismo até!

Pancetta é aquele tipo de coisa que não dá pra confundir. É Itália demais. Alguns insistem em dizer que pancetta é bacon de italiano. Não é. 
A boa pancetta é feita a partir da remoção de toda a carcaça da peça do porco, criado solto, e da posterior condimentação da carne concentrada com sal, pimenta-do-reino branca, alho,e iguarias como canela, cravo, noz-moscada, nozes, pimenta calabresa,funcho, louro, zimbro, aipo, cascas de laranja e limão e mostarda, dentre outros. É, então, curada — e não defumada —- por quase 15 dias e  enrolada em um formato similar ao do salame. 

O tempero muda de região para região, mas alho, noz-moscada, pimenta e funcho são comuns em sua preparação. 
É muito utilizada para incrementar pratos e molhos, mas pode ser servida só, apenas frita, como um antipasto. A pancetta possui um sabor delicado, apesar da grande quantidade de  sabores embutidos nela.
Na Itália e Espanha a pancetta caseira ainda costuma ser produzida e consumida em grande escala. É servida em fatias finas, quando é consumida sozinha; porém frequentemente é utilizada para dar sabor a outros pratos, especialmente molhos para massas. Receitas como o sugo all'a matriciana a utilizam como substituto para o guanciale, que é difícil de ser encontrado fora da Itália.

Na Espanha porções relativamente grossas são servidas como acompanhamento, muitas vezes fritas no azeite ou em sua própria gordura. Ovos fritos com chorizo e pancetta formam um café-da-manhã popular em algumas partes rurais do país.


Zona de produção de vinhos, queijos e embutidos, Piacenza é a única cidade europeia a contar com três produtos DOP (Denominação de Origem Protegida), o que significa que tais produtos são rigorosamente controlados e utilizam métodos de produção rígidos e tradicionais. E a
a Pancetta Piacentina DOP é um deles. 


A receitinha abaixo é show! Experimente!




Panceta Recheada com Molho de Maracujá 








Ingredientes para uma porção: 
 
. 1 panceta média inteira
. 100 g de tomate seco
. 150 g de presunto fatiado
. 150 g de arroz arbóreo já cozido
. ½ xícara de caldo de carne
. 2 colheres de sopa de creme de leite fresco para o risoto
. 1 colher de sopa de manteiga
. 3 colheres de queijo parmesão ralado
. sal e pimenta
. 150 ml de creme de leite fresco para o molho
. 50 ml de suco de maracujá concentrado
. 2 colheres de café de açúcar

Modo de preparo:

Recheie a panceta com o tomate seco e o presunto, asse em forno à 190ºC durante 40 minutos, reserve. Em uma panela derreta a manteiga, junte o arroz cozido e o caldo, tempere com sal e pimenta, misture o creme de leite (para o risoto) e desligue. Acrescente o queijo. Em outra panela coloque o creme de leite (para o molho) aqueça bem e misture o suco de maracujá, misture o açúcar e prove (não pode ficar muito ácido, se precisar coloque mais açúcar). Em um prato coloque o risoto no meio, fatie a panceta em fatias grossas de 1 dedo de espessura, coloque em volta do risoto e regue com o molho.

Fonte: Sadia








Marcadores:







2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Prezada Sra. Maria Kátia. Estava olhando,pesquisando alguma coisa sobre Panceta e em um clique entrei em seu blog, que antecipado lhe deixo os parabéns pela simplicidade e pela disposição, como em uma cozinha, "cada lugar para uma coisa cada coisa em seu lugar" (Abrahan Lincoln ). Muito bom.
Quero apenas lhe dizer que VIDA DE CHEF e de CHEFE é sempre dura, ou seja, temos que aguentar o tranco. Eu sou CHEFE e tento ser um bom cozinheiro sem a pretensão de chegar a CHEF , mas é realmente DURO de se ouvir dos MAIS CHEGADOS as críticas sem fundamento sobre coisas que sequer passam nas suas imaginações.
Eu também passei pelo mesmo DESAGRADO quando preparei uma PAELLA e só ouvia a GALERA pronunciando PA Ê JA> Eu explicava que não era nem PAÊJA nem PAELLA. A pronúncia correta seria a soma das duas e repetia,repetia, massss... como diz Benito de Paula: ...você vai ficar na saudade minha senhora, ai eu VOU-ME EMBORA. Foi o que fiz: deixei que falassem o que queriam e fui prá rua tomar uma cerveja até que consumissem toda aquela PAÊJA,PAELA, PRÁ ELA sei lá o quê.
Mas é assim . Só fica salgado mesmo é para nós que fazemos, não é? Um abraço e boa sorte na próxima visita

10 de março de 2011 às 02:29  
Blogger Katia Crivellari disse...

Obrigada pela visita e peo carinho do comentário!
Chef sou só aqui em casa...rs Para os meus degustadores de plantçao! rs Sei em que tudo isso implica!Essa da PAÊJA,PAELA, PRÁ ELA é ótima!!!!!
Ja vi muita coisa nesta vida! Até gente chamar mexidáo de risoto e risoto de gororoba! kkkkkk
Volte sempre...e se apresente!

12 de março de 2011 às 12:12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial