<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 12 de março de 2011
St. Patrick's Day - 17 de março




Se você estava atrás de uma boa desculpa para tomar uma Guinness, então que tal juntar a ela uma bela Murphy's ou uma Beamish? Pois chegou a sua hora!

Março é o mês do St. Patrick's Day, um feriado irlandês que ganhou o mundo. Comemorado no dia 17 de março, o Dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, deixou há muito de ser somente um feriado religioso. Hoje este é um dos eventos culturais mais famosos do planeta, com direito a enormes paradas nos Estados Unidos e no Canadá e a programações especiais em todos os pubs irlandeses no Brasil.


No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da cerveja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O'Mara.

Se, no resto do mundo, o St. Patrick's Day é um sucesso, imagine então como deve ser a comemoração em Dublin? Pois os nossos simpáticos amigos irlandeses dedicam cinco dias inteiros ao seu santo padroeiro.A cidade inteira se veste de verde, com muitos trevos espalhados por todo lugar. Outra coisa que não pode faltar numa boa festa irlandesa são as referências ao ouro, tudo para trazer muita sorte aos participantes.

Mas se você não pode ir a Dublin e está muito longe de Nova York ou Chicago (onde até o rio da cidade é tingido de verde nessa data), não tem problema. Pegue seu trevo e corra ao pub mais próximo, afinal “no St. Patrick's Day todo mundo é irlandês”!


O St. Patrick's Day é comemorado  em diversos lugares ao redor do mundo. Neste dia, muitos vestem-se de verde e vão aos seus "pubs" favoritos beber em especial uma Guinness. Mas poucos sabem a razão dessa comemoração.

St. Patrick nasceu na Inglaterra perto do final do século IV. Aos 16 anos foi sequestrado e levado à Irlanda por um grupo de irlandeses que atacavam as terras de sua família. Na Irlanda, ele viveu isolado e dedicou-se à religião, tornando-se um cristão devoto. Ficou conhecido, e tornou-se o santo patrono da Irlanda, por ter convertido os irlandeses ao Cristianismo na metade do século V.

Conhecedor das crenças e costumes da Irlanda, St. Patrick procurou incorporar os rituais tradicionais em seus ensinamentos cristãos, ao invés de tentar erradicá-los. Isso permitiu que os irlandeses aceitassem mais facilmente a doutrina cristã.

A cultura irlandesa é muito rica em tradições, lendas e mitos, assim, não é surpresa que a história que cerca a vida de St. Patrick tenha sido, ao longo do tempo, distorcida e exagerada.

Acredita-se que St. Patrick faleceu no dia 17 de março, lá pelos idos do ano 460, dia esse declarado como o "St. Patrick's Day".

Inicialmente, era uma festa religiosa que, aos poucos, tornou-se o fenômeno global que é hoje. Na Irlanda, até os anos 70, a lei exigia que os "pubs" fossem fechados no dia 17. Foi a partir de 1995 que o governo da Irlanda resolveu fazer uma campanha nacional para usar o dia de São Patrício para atrair turistas e movimentar a economia.A campanha foi um sucesso.

Engana-se, porém, quem acha que a primeira parada em homenagem à St. Patrick aconteceu na Irlanda. Soldados irlandeses do exército britânico marcharam, pela primeira vez que se tem notícia, através da cidade de Nova Iorque em 17 de Março de 1762. Essa marcha, ao som de sua música nativa, deu origem à parada que leva, atualmente, aproximadamente 3 milhões de pessoas a assistir à procissão de quase 5 horas de duração.

Também nos Estados Unidos, cidades como Boston, Chicago e Filadélfia promovem as tradicionais paradas levando milhares às ruas.




O fenômeno que pinta as ruas de verde já se tornou febre mundial, sendo celebrado, além de nos Estados Unidos e Irlanda, no Canadá, Austrália, Japão, Brasil, Singapura e Rússia, para citar alguns.

Nesses locais, a festa dura uma semana, com paradas, shows, atrações folclóricas e fogos de artifício.

Chicago, que abriga uma das maiores colônias irlandesas dos Estados Unidos, é um local muito bacana de se conhecer durante as festas de St. Patrick.

O rio que leva o nome da cidade é tingido de verde. O tradicional time de basquetebol dacidade, o Chicago Bulls,veste seu uniforme verde - o original é vermelho. Os "pubs" se enfeitam e capricham na cerveja - muita Guinness e até cerveja verde. Grupos tradicionais irlandeses, como os Chieftains, lotam o Chicago Theater. Bandas de todos os lugares tocam em diversos locais da cidade. A parada é imperdível. O show de fogos também. Enfim, muita diversão bem ao estilo irlandes.


Aqui no Brasil vários bares e restaurantes fazem festas temáticas na semana do dia 17 de março, seguindo o que já virou tradição ao longo dos últimos anos.

Agora é escolher o seu "pub" preferido e particiar dessa festa!

E Viva São Patrício!

Marcadores: , ,







1 Comentários:

Blogger Marcelo Saboia disse...

Viva São Patrício !

21 de março de 2011 às 16:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial