<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Food Experience em BH - Um curso de gastronomia sem culinária


Os mais antenados já devem ter ouvido falar do Food Experience, mas como acredito que é novidade para a maioria, aproveito para interá-los a respeito.

Os apaixonados Destemperados e os criativos da Perestroika lançaram  um curso genial. Gastronomia como nunca foi falado antes. O Food Experience é um curso de Gastronomia bem diferente porque não aborda Culinária. Ou seja, ninguém vai aprender a cozinhar. O programa privilegia muitos outros aspectos que envolvem a experiência de comer e beber bem. Uma abordagem realmente inédita sobre o assunto no país.

Por trás da boa ideia está o trio Diogo, Lela e Diego, de Porto Alegre, que responde pelo Destemperados, um dos blogs gastronômicos mais bacanas daquelas bandas. A primeira edição do Food Experience foi em março e maio deste ano na capital gaúcha. Todas as palestras lotaram e, consequentemente, gente ficou de fora e muitos outros não conseguiram conferir por dificuldades de deslocamento.

Em contato com Rafael Mantesso, do indispensável blog Marketing na Cozinha, que coincidentemente vinha pensando em organizar evento semelhante, decidiram unir forças e contemplar BH com uma edição própria do evento.  Ah, o evento tem uma madrinha: a chef Roberta Sudbrack, que é gaúcha como o blog Destemperados.

O público alvo são chefs, estudantes de gastronomia, empresários do ramo e gente que atua, de uma forma ou de outra, na área. Para participar, é preciso fazer inscrição por telefone (leia abaixo) e se apressar, pois são apenas 40 vagas. O custo total do Food Experience é de R$ 2.920, incluindo entrada em todas as palestras, material didático delas e alguns comes e bebes para não passar o tempo todo a seco.

E a partir do ano que vem, será sempre assim: uma edição em Porto Alegre, no primeiro semestre, e outra aqui, no segundo. Viva a descentralização!

O Food Experience aborda a gastronomia em 4 etapas: tendências (da gastronomia contemporânea, mundial, da baixa gastronomia e a curiosidade gastronômica pelo Ricardo Freire); business (análise de cases, receitas de sucesso, estudo econômico dos pés-sujos e travel experience); uma parte de bebidas (até mesmo porque toda a boa food experience precisa ser acompanhada de uma bebida à sua escolha, mas que no caso será vinho – do orgânico ao espumante, e cerveja – do chopp ao artesanal); e por fim, a palavra dos chefs e uma análise criteriosa do porquê do sucesso de duas divas, ditas por elas mesmas (a Helena Rizzo do Maní, e a Roberta Sudbrack, que diga-se de passagem, é a Rainha da Bateria, a capitã do time, a madrinha do curso). Ficou afim de participar? As informações você vê na seqüencia.

O evento gastronômico  será realizado em BH mês que vem (de 8 a 10 e de 22 a 24) e cuja programação é composta exclusivamente por palestras com nomes de destaque da cena nacional. Nada de ensinar receitas. O mote é pensar a ida ao restaurante como uma experiência, cujo saldo positivo depende de uma série de fatores. Por isso, são 13 os convidados. Vejam a grade:

Receitas para o sucesso – Belarmino Iglesias Filho. Diretor do Grupo Rubaiyat, com operações em São Paulo, Madri e Buenos Aires.

Lições econômicas da baixa gastronomia – Guilherme Studart. Economista e autor do Anuário Rio Botequim, guia de bares do Rio de Janeiro.

A inevitável dor do crescimento – Ricardo Garrido. Sócio-diretor da Companhia Tradicional de Comércio, responsável pelas operações do Astor, Sub-Astor, Pirajá, Bottagallo, Pizzaria Bráz, Boteco Original e Lanchonete da Cidade.

Novos negócios na gastronomia – Diogo Carvalho. Diretor e um dos fundadores do blog Destemperados, multiplataforma de experiências gastronômicas.

Eu amo. Eu odeio. – Josimar Melo. Jornalista e crítico de gastronomia da Folha de S.Paulo. Responsável pelo Guia Josimar Melo e apresentador do programa O Guia, no canal National Geographic.

Tendências da gastronomia contemporânea – Luiz Américo Camargo. Editor-executivo de suplementos do Estadão e crítico de restaurantes do caderno Paladar e do Divirta-se. Assina o blog Eu só queria jantar e é responsável pelos eventos Paladar – Cozinha do Brasil e Prêmio Paladar.

O que é food experience? – Felipe Anghinoni. Fundador da Perestroika, escola de atividades criativas com cursos em Porto Alegre, São Paulo e BH.

Restaurantes para comer antes de morrer – Riq Freire. Criador de um dos principais blogs de viagem do país, o Viaje na Viagem.

Food trend report – Rafael Mantesso. Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, atua como consultor de marketing para bares e restaurantes. É palestrante e professor de marketing do MBA de Gastronomia do SENAC.

Carta de cervejas nota 10 – Cássio Piccolo. Cervejólogo e proprietário do Frangó, estabelecimento com uma das maiores cartas de cervejas do Brasil.

A glamourização do espumante nacional – Mário Geisse. Enólogo chileno, diretor da Casa Silva e fundador da Cave Geisse. Um dos precurssores do espumante no Brasil.

Razão e emoção: empresário e chef – Benny Novak. Chef e proprietário do Ici Bistrot, Tappo Trattoria e 210 Diner, em São Paulo.

A saga Sudbrack – Roberta Sudbrack. Chef e proprietária do Roberta Sudbrack, um dos mais comentados restaurantes do Brasil.

Anotem aí:

Food Experience

Dias 8, 9, 10, 22, 23 e 24 de novembro, na loja La Lampe (Rua Alagoas, 851, Funcionários), sempre das 18h às 23h. Valor: R$ 2.920. Informações: (31) 8342-3246.


Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial