<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Un cappuccino quasi all’italiana


O cappuccino tem origem italiana, dos frades cappuccinos ou capuchinos (Brasil), de origem franciscana. O nome desta bebida remete aos frades por remeter à cor dos seus hábitos e o círculo marrom do café, lembra o corte de cabelo utilizado pelos mesmos.

A receita original italiana possui somente leite e café espresso em sua composição. O uso de canela e chocolate é uma variação comum no Brasil, porém não mundialmente.

Pode parecer um pouquinho complicado preparar a receita original, mas com boa vontade você consegue!

Obter a espuma de leite ,por incrível que pareça,é o mais complicado.


O leite é um dos principais parceiros do nosso café do dia a dia, estando presente diariamente na maioria dos lares brasileiros. O mesmo é um dos principais ingredientes para o preparo de bebidas com café, como o capuccino, porém deve receber um tratamento especial para aproveitarmos todo o sabor e textura da bebida, pois o leite puro não tem uma harmonia muito grande com o café espresso antes de passar pelo processo de vaporização.

Antes de falar mais sobre esta técnica, é muito importante falar sobre a escolha do leite. É indispensável a utilização de um leite integral de boa qualidade (Tipo A), pois o mesmo terá a doçura e cremosidade desejadas.

Pode-se vaporizar o leite com máquinas domésticas (onde dificilmente se obtém a mesma cremosidade daquele que se toma na cafeteria). Há ainda máquinas com vaporizador automático ou a opção de esquentar a bebida e colocá-la em uma cremeira. Outra, mais caseira, é também esquentar e bater com um mixer. Tecnicamente, nem a cremeira nem o mixer preparam leites vaporizados, apenas dão uma textura cremosa.

A vaporização é uma técnica onde se coloca um jato de vapor em um recipiente com leite para obter mais cremosidade e fazer espuma de leite.

Para vaporizar o leite, devemos ter alguns acessórios que irão nos ajudar, como é o caso da leiteira. Quanto maior for a quantidade de leite vaporizado, maior deve ser a leiteira, porém eu prefiro uma leiteira pequena para ter mais controle no processo e não ferver o leite, acima da temperatura ideal. A temperatura ideal de vaporização é abaixo de 70ºC,  fácil de ser identificado: é o ponto máximo que você conseguirá segurar a leiteira sem queimar a mão.

Uma dica importante é sempre usar leite gelado na vaporização, pois o creme ficará mais consistente e mais firme, e nunca juntar leite fresco ao que já foi vaporizado, pois a formação do creme só se dá uma única vez.

A Vaporização

1-Acione o vaporizar de sua cafeteira e deixe-o ligado até que saia somente vapor, sem água. (Este processo demora mais em máquinas domésticas)

2-Insira a leiteira abaixo do bico do vaporizador, com este submerso no leite (uns 3cm) e abra totalmente o vapor.

3- O leite começará a se expandir, vá baixando aos poucos a leiteira. O leite praticamente deverá ter dobrado de volume.

4- Agora afunde o vaporizador completamente na leiteira, a incline e faça com que o leite se misture totalmente para que fique uniforme: sem separação de espuma e leite.

5- Desligue o vaporizador e mexa a leiteira para eliminar as bolhas, você poderá bater a base a leiteira para ajudar na homogeinização




Cappuccino Tradicional




1- Faça um leite vaporizado.

2- Faça um expresso como de costume, em uma xícara ou shot glass apropriados para café.

3- Pegue uma xícara para cappuccino, adicione o café e posteriormente o leite vaporizado. Basta servir.

(Uma colher pode ser utilizada para auxiliar a retirar a espuma de leite)


Existem variações deliciosas para o tradicional capuccino. A receita do Café Nutella Macchiato por exemplo, é oferecida pelo V. Café, no interior da Livraria Cultura, um dos meus lugares preferidos em Sampa.


Café Nutella Macchiato




Ingredientes:

1 dose de café expresso 50 ml
100ml de leite vaporizado (quente)

Decoração e finalização:

1 colher (sopa) de Nutella
Espuma de leite

Preparo:

Vaporizar o leite (o leite deve estar gelado para formar a espuma cremosa e firme. Pode-se utilizar uma cremeira como auxílio para se obter uma espuma mais cremosa). Reservar
Passar a Nutella na taça com a ajuda de uma colher.
Tirar o café expresso numa xícara e colocar o mesmo na taça.
Derramar o leite vaporizado, com cuidado, na taça.
Completar com a espuma de leite.

Marcadores: ,







5 Comentários:

Anonymous Dr. Farley Rubio de Souza disse...

Esplêndido! O café é uma bebida democrática, inclusiva. Apesar de eu não ser uma pessoa da classe "A", adoro tomar bons cafés, capuccinos etc.
Vou comprar uma cremeira desta, dá outra vida ao simples café com leite, além disso será um passo essencial para meus capuccinos caseiros.
Obrigado pelo post,
parabéns pelo Blog.

23 de novembro de 2011 às 02:24  
Blogger Katia Crivellari disse...

Café e mesmo tudo de bom!!!!!
Obrigada pela visita e pelos comentários.
Vplte sempre!

23 de novembro de 2011 às 04:13  
Anonymous Anônimo disse...

Adorei! Muito obrigada. Beijos Do México :D

15 de janeiro de 2012 às 03:32  
Anonymous Anônimo disse...

ACHEI D-E-L-I-C-I-O-S-A A RECEITA!

19 de agosto de 2012 às 18:49  
Anonymous Anônimo disse...

Olá. Aonde eu compro essa cremeira( tentei achar em Florianopolis) e não encontrei. Grato

1 de julho de 2013 às 18:55  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial