<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Arroz de leite... um pouco de história




Podemos comer arroz doce nos quatro cantos do mundo, mas não há recanto em Portugal onde não se faça este doce, tão típico quanto diferente, dependendo de quem o prepara.Aqui no Brasil, o mesmo pode ser chamado de arroz de leite ou arroz doce.
Desde o século VI a.C.  há registos de arroz cozido em leite com açúcar. A chegada da cana-de-açúcar da Índia ao Médio Oriente, onde já se cultivava o arroz, marca a origem desta especialidade que perdura até aos nossos dias.
É possível imaginar que, muito antes, estes alimentos coexistiam na Índia e que, inclusivamente na Ásia, substituído o leite de origem animal pelo leite de coco, este doce era saboreado desde os tempos mais remotos.
Posteriormente, a fama do arroz doce espalhou-se rapidamente por toda a Europa e a cor dourada que o melaço lhe conferia passou ao branco característico, já no século XIII, quando se começou a utilizar açúcar refinado.

O século XVIII marca o momento do batismo desta sobremesa, que revela todo o seu encanto em todos os livros de receitas europeus.
Durante os últimos vinte e seis séculos, o arroz cozido em leite com açúcar conservou praticamente intacta a sua essência original.

A sobremesa de arroz doce em Portugal reflete esse desejo de manter vivas as doces tradições ancestrais. Servi-lo no final do almoço de domingo, ou em qualquer acontecimento digno de celebração, significa venerar um costume antigo e honrar os dias festivos.
As inúmeras referências revelam esta aliança do arroz doce e determinadas datas do calendário.Sirva de exemplo o Natal que, nas aldeias e cidades portuguesas, é muito acarinhado nas suas tradições, convertendo a gastronomia no eixo central sobre o qual gira a celebração. Deste modo, e antes de se ir à popular Missa do Galo, não falta o prato de arroz doce e os doces conventuais que são com frequência servidos após um vistoso bacalhau cozido.
Outro momento em que o arroz doce aparece é em muitas bodas portuguesas. Trata-se não só da sobremesa principal da ocasião, como é típico a família dos noivos oferecer arroz doce aos seus convidados uns dias antes da cerimónia. Atualmente, subsiste o mito de que a quantidade de arroz doce com que se recebe os convidados é proporcional ao grau de parentesco.
Desde o aroma que lhe é oferecido pela canela, passando pelo toque sutli que a casca de limão lhe dá, e terminando na porosidade que o ovo lhe confere, o arroz doce português admite, na sua preparação, pequenas variantes que permitem personalizá-lo e torná-lo único em cada mesa.

Abaixo seguem duas variações de receitas, ambas deliciosas!


Arroz Doce

Ingredientes:

4 xícaras de água
Uma pitada de sal
Casca ralada de 1/2 limão
4 folhas de laranjeira
1 xícara de arroz
8 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
8 gemas levemente batidas
Canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque água, sal, casca de limão, folhas de laranjeira, leve ao fogo alto, deixe ferver, acrescente arroz e cozinhe até secar a água.
Em outra panela, ferva o leite com açúcar em fogo alto, junte manteiga e deixe derreter.
Quando a água do arroz secar, junte o leite quente aos poucos e mexa com uma colher de pau até o arroz ficar bem cozido, quase desmanchando.
Em uma tigela, junte as gemas e 1/2 xícara do arroz cozido, despeje sobre o arroz na panela e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até obter uma creme amarelo.
Tire do fogo, despeje em uma travessa ou em pratinhos individuais, polvilhe canela em pó e sirva morno ou frio.

Rendimento: 6 porções.


Arroz Doce




Ingredientes:

2 litros de leite
2 copos (americano) de arroz cru
1 copo (requeijão) de açucar
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
canela em pó


Modo de preparo:

Ferver todo o leite em uma panela grande. Quando levantar fervura, desligue o fogo e coloque o arroz, ja lavado e seco,mexa bem para poder dissolver todo o arroz, tampe e deixe descansar por uma hora. Vá mexendo de vez em quando para que o arroz nao empelote. Em outra panela, faça uma calda com o açucar,sem deixar queimar, para nao amargar o doce. Ligue novamente o fogo da panela de arroz e acrescente a calda, nao pare de mexer,acrescente tambem o leite condensado e mexa sempre, para nao grudar no fundo, deixe ficar com uma conscistencia grossa,cremosa, entao despeje o creme de leite mexa bem e desligue.
Esta pronto para servir, quente ou gelado.

E você... como faz o seu?!

Marcadores: , ,







2 Comentários:

Blogger Suziley disse...

Kátia, arroz-de-leite ou arroz doce, é tudo de bom mesmo!! Adoro!! Fazemos, aqui, do jeitinho que descreveu. Obrigada pela partilha. Boa noite, beijos :)

12 de novembro de 2010 às 00:40  
Blogger Katia Crivellari disse...

Suziley,

Ja vi que vc gosta das mesmas coisas que eu! Bem Comfort food!
Aguarde um post sobre os segredos do pudim de leite condensado!
Bjos

14 de novembro de 2010 às 18:19  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial