<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 2 de janeiro de 2011
A falta que o iogurte grego faz




Depois da comilança e da bebedeira nas festas de final de ano,acordei hoje com vontade de levar uma semana saudável. Começar o dia com um iogurte grego, granola, frutas, pâo de centeio....Mas nâo tenho iogurte grego na geladeira! Aliás, nâo é em qualquer supermercado que encontro este iogurte. Normalmente quando o compro é no Verdemar.

Para quem nunca experimentou, o iogurte grego é algo excepcional, muito diferente do iogurte tradicional. É mais cremoso, com sabor de iogurte mais intenso, e claro, como tudo o que é bom, mais calórico. Mas é uma delícia, podendo ser utilizado para tudo o que se utiliza o iogurte normalmente e em muitos casos como substituinte de queijo cremoso e natas.

Se a receita pede iogurte grego e você não acha essa variedade pra comprar, uma opçâo é tentar tirar o máximo de soro possível do iogurte comum: use um iogurte integral natural de boa qualidade. Num guardanapo de pano, ou paninho de queijo forrando uma peneira, deixe o iogurte escorrendo durante uma noite, dentro da geladeira. Ele vai drenar um monte de liquido, que pode ser usado como ingrediente, e o iogurte vai ficar bem denso e cremoso, bem similar ao iogurte grego.

Uma outra opçâo, um pouco mais trabalhosa e demorada é usar a receitinha abaixo.


Ingredientes:


1 litro de leite gordo

1 iogurte natural sólido
200 ml de natas (opcional)

1/2 medida (copo de iogurte) de leite em pó

5 colheres de sopa de açúcar  (se preferir, reduza o açúcar ou não coloque nenhum)

Preparo:

Misture bem todos os ingredientes: comece por juntar o leite em pó, o iogurte e o açúcar. Quando a mistura estiver sem grumos junte o leite e a nata. Pode fazê-lo na iogurteira ou com o método tradicional: aqueça previamente o leite até que este fique morno. Misture o leite em pó, o iogurte e o açúcar, depois junte o leite aos outros ingredientes com uma vara de arames.
Esterilize um recipiente de vidro

Verta o líquido para o recipiente, aqueça o forno até que fique morno e desligue-o. Com o forno desligado, coloque lá dentro o recipiente. Duas horas depois volte a ligar o forno até que aqueça um pouco e desligue novamente. Volte a repetir esta operação se o iogurte continuar muito líquido. Deixe o iogurte dentro do forno por 7 a 8 horas.


Depois de pronto, coloque o iogurte na geladeira (com o recipiente tapado) durante pelo menos 3 horas. Deverá estar com esta consistência:




Agora este é o passo específico do iogurte grego: para que fique cremoso e com um sabor mais suave temos que lhe tirar o soro. Não jogue fora o soro, pois este é um ingrediente que pode ser utilizado para fazer pão.

Para tirar o soro, cubra uma peneira com um pano de algodão e coloque cuidadosamente o iogurte.

Coloque uma tigela por baixo da peneira e tape o iogurte com papel absorvente. Leve a geladeira de um dia para o outro.

É um pouquinho trabalhoso mas vale à pena!






2 Comentários:

Blogger Andréa Santana disse...

Vim conhecer o seu cantinho!
Gostei da dica do iogurte grego.

andreaquitutes.blogspot.com/

bjs,Andréa...

3 de janeiro de 2011 às 11:07  
Blogger Nonna Margherita disse...

Adorei o iogurte grego!
Link adicionado! Mas o meu blog não reconheceu nem feed ligado ao seu blog que informasse última postagem... (Não entendi..?!?!)
A propósito, qual sua ligação com o Danilo, pai do Lucas Crivellari?
Abraços!
http://nonnamargherita.blogspot.com/

4 de janeiro de 2011 às 19:11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial