<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Cambuci



O cambuci ou cambucizeiro é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros tradicionais.Da fruta, só restou o nome no local e poucos moradores sabem hoje o que é um cambuci.

Trata-se de uma árvore semidecídua, higrófita e heliófita, da família das Mirtáceas, portanto, parente da goiaba, da pitanga, da guabiroba e da jabuticaba. Pode chegar a medir 8 metros, mas o desenvolvimento da planta é lento. No formato, a árvore é quase piramidal, com tronco liso e descamável e folhas elípticas. As flores hermafroditas, brancas e atrativas desabrocham de agosto a novembro e os frutos amadurecem de janeiro a abril. Uma das características deste fruto é que a casca fina e verde não muda de cor com a maturidade. Ela apenas se torna um pouco mais amarelada. Sabe-se que está maduro quando fica mais macio e cai dos galhos.




O nome cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome.
 
As bagas, com cerca de 6 centímetros de diâmetro, têm polpa cremosa, suculenta, com poucas sementes. Ligeiramente doce, mas extremamente ácido como limão, o cambuci não é o tipo de fruto que se consuma facilmente in natura. Em compensação, tem muito sabor e perfume e por isto, desde o período colonial, passou a ser comum o uso da fruta para aromatizar cachaça, até hoje uma das aplicações mais difundidas nos lugares onde ainda é uma cultura viva.
Apesar de os frutos servirem de alimento para jaús, pacas, macacos e tucanos, as sementes possuem viabilidade germinativa curta. Talvez por isto ou talvez pela diminuição da fauna nativa, a dispersão de cambuci por aves e animais frugívoros não vinha acontecendo num ritmo satisfatório para a manutenção da espécie nas matas.

Por sorte, a árvore ainda sobrevive em vários pomares domésticos nas cidades da Serra do Mar, como é o caso de Rio Grande da Serra, Paranapiacaba (uma vila da cidade de Santo André), Salesópolis, Biritiba-Mirim, Paraibuna e outras cidades com resquício de Mata Atlântica. E os moradores têm sido incentivados a plantá-la e mantê-la em seus próprios quintais, graças ao interesse gastronômico despertado pelos frutos e a descoberta de que eles podem fazer mais que simplesmente saporificar cachaças. E hoje, o cambuci já pode ser visto como uma alternativa de crescimento econômico e sustentável para os municípios que o adotaram como produto típico.

Se voce é um dos privilegiados que tem esta delícia por perto, vale testar as receitas abaixo.




Copinho de cambuci

Ingredientes

Copinhos de plástico
200 g de chocolate ao leite
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
3 cambucis maduros
2 colheres de leite em pó

Modo de Preparo

Copinhos:

1.Derreta o chocolate em banho - maria e pincele dentro do copo de plástico
2.Leve a geladeira
3.Após secar, pincele mais uma vez e leve novamente para geladeira

Recheio:

1.Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, cambuci e o leite em pó
2.Recheie a gosto
3.Se preferir coloque chantilly em cima com chocolate granulado
 

 
Sorvete de cambuci
Ingredientes:

- 1 xícara de açúcar
- 2 latas de creme de leite
- 2 latas de leite condensado
- 4 gemas de ovo
- 1 litro de leite
- meio copo de água
- 10 cambucis maduros


MODO DE PREPARO:

Descasque seis cambucis e deixe quatro com casca. Coloque-os com o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo. Em fogo baixo, deixe o cambuci cozinhar por 30 minutos. Mexa bem depois que começar o cozimento, para o cambuci não grudar.

A dica para acertar o ponto é quando a consistência estiver parecida com a de um brigadeiro mole. Desligue o fogo.

Enquanto a calda com o cambuci esfria, passe as gemas numa peneira – isso é importante, para que o sorvete não fique com gosto de ovo. Daí, misture as gemas com o leite condensado e mexa bem, antes de colocar o leite.

Acrescente a calda do cambuci já fria, e volte para o fogo baixo. Mexa sempre até as gemas cozinharem, para não talhar; isso demora mais ou menos 40 minutos.

Espere esfriar e bata no liquidificador com o creme de leite, por uns dez minutos. Já na vasilha que vai para o congelador, mexa mais um pouco, e deixe no freezer até endurecer.



































Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial