<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 26 de março de 2011
Dia do chocolate - 26 de março


E hoje, dia do chocolate, nada mais justo que prestar uma homenagem a quem mais entende do assunto no Brasil: Chef Diogo Lozano

Diego Lozano (25 de junho de 1984) é um chef de cozinha brasileiro, considerado o melhor chocolateiro do país. Ganhador da seletiva brasileira do World Chocolate Masters em 2007, ficou entre os 20 melhores do mundo na final mundial do mesmo campeonato, realizado pela Callebaut, dentro do Salon Du Chocolat, Paris.

Iniciou a sua trajetória na carreira gastronômica aos treze anos, auxiliando a mãe com os trabalhos domésticos enquanto ela trabalhava fora de casa. De todas as tarefas encantou-se pela gastronomia. Preparava as receitas passadas pela mãe e com o passar do tempo quis preparar refeições mais elaboradas. Passou a adquirir pequenos livros e seu interesse aumentava cada vez mais.
A primeira preparação doce foi receita de um bolo que sua avó fazia com frequência, com massa de chocolate tipo pão de ló e cobertura de chocolate. Quando terminou de assá-lo cobriu com chocolate e foi degustar. Mas o bolo tinha algo bem diferente: Estava salgado. Ele confundiu a quantidade de açúcar e sal.
Buscou a profissionalização através de cursos e práticas cotidianas. Se formou Técnico em Processamento de Alimentos pelo Senai SP. Trabalhou em vários lugares adquirindo experiência na área. Aos 19 anos já chefiava uma confeitaria. Por ser muito jovem, teve que enfrentar uma aceitação não muito boa por parte dos outros funcionários da empresa. Com profissionalismo e carisma Diego foi extremamente bem sucedido.
Após um ano foi convidado a trabalhar para a Harald, viajando por todo o país através da realização de cursos, palestras e apresentações em feiras gastronômicas. Com isso teve a oportunidade de entrar em contato com várias culturas gastronômicas brasileiras, se tornando um apaixonado pelo que é do Brasileiro.
Fã da gastronomia européia, passou a reescrevê-la com ingredientes nativos, criando assim uma identiddade própria.
Ao final de 2007 Diego Lozano foi convidado para chefiar a confeitaria do D.O.M. Restaurante comandado pelo chef Alex Atala. Alta gastronomia com ingredientes brasileiros. Diego se sentiu em casa. Nesse tempo conheceu a fundo a gastronomia brasileira, pôde testar os mais diversos ingredientes e suas combinações, criando sobremesas dignas de um Brasil extremamente rico em sabores, cores e texturas.
Em abril de 2008 é contratado pela empresa Belga, Chocolate World, como
Executive Pastry Chef pra expandir os negócios em toda a América Latina e também para estar à frente da escola da empresa, com sede no Brasil, que formará os mais diversos profissionais nas artes de confeitaria, chocolateria e sorveteria. No mesmo mês, Diego vence o concurso MS Trophy como melhor escultura na categoria chocolate.


Títulos

    * 2005 – 1º Lugar Top Tec (Revista Padaria 2000)

    * 2006 – 3º Lugar Campeonato de Receitas (Revista Padaria 2000)

    * 2007 – 1º Lugar Top Tec 2007 (Revista Padaria 2000)

    * 2007 – 1º Lugar "Brazilian Chocolate Master 2007" (Callebaut)

    * 2008 – Finalista "World Chocolate Masters" (Campeonato Mundial de Chocolates Realizado pela Callebaut, dentro do Salon Du Chocolat, Paris)

    * 2008 – 1º Lugar MS Trophy’s (Melhor Escultura em Chocolate)

    * 2008 – 2º Lugar Top Tec (Revista Padaria 2000)

    * 2009 – 1º Lugar MS Trophy’s (Melhor Escultura em Chocolate)

    * 2010 – 1º Lugar MS Trophy’s (Melhor Escultura em Chocolate)

    * 2010 – Indicado ao Prêmio Chef Pâtissier Revelação (Revista Prazeres da Mesa)

 

"Criar, ousar, inovar...

Chef Diego Lozano cria formas e cores, ousa sabores, inova texturas, cativa pessoas, desperta admiradores, e segue em frente, sempre.

A paixão pela Gastronomia vem de longa data, paixão essa que se intensifica e renova a cada nova descoberta, a cada novo desafio, a cada nova conquista. Dono de um vasto currículo apesar da pouca idade,utiliza cores e sabores do Brasil em suas criações as quais mostram um alto grau de profissionalismo, perfeccionismo e determinação.

Reflexos desse brasileirinho da gema, com muito orgulho, sim senhor!

Prêmiações em campeonatos nacionais e internacionais, troféus, medalhas,entrevistas na TV, matérias em jornais e revistas, são algumas formas de reconhecimento desse talento, materialização do prazer de fazer o que ama, o que nasceu para e o faz com maestria.

Decepções? Derrotas? Frustações? Uma coleção delas, que não só serviram, com servirão sempre de estímulo para tentar,errar e recomeçar. Afinal, é assim que se cresce...que se vira gente grande!

O caminho da perfeição é longo, sinuoso..misterioso até. Tem sabor de desafio sim, irresistivelmente gratificante!

E quanto a nós, fãs incondicionais e eternos desse talento, só nos resta torcer e muito, para que cada vez mais essa energia carismática e envolvente, contagie corações e mentes, paladares e olhares, sempre."

Selma Beltan de Araujo






Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial