<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 2 de abril de 2011
Feijão Andu



Um dos ingredientes sugeridos na preparação dos pratos do Comida di Buteco em BH este ano é o Feijáo Andu.

Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae (anteriormente, grao).

Quanto ao aspecto nutricional é excelente, pois proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais.

O seu cultivo é bastante antigo. Há referências a ele na Grécia antiga e no Império romano, onde feijões eram utilizados para votar (um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não).

O prato "feijão com arroz" (ou "arroz-e-feijão") é um dos mais típicos dos lares brasileiros.O feijão também é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira, a feijoada tal como em Portugal onde o feijão comum (Phaseolus vulgaris) é a base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elemento de acompanhamento obrigatório das tripas à moda do Porto e ainda em alguma doçaria (por exemplo o pastel de feijão). As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato de peixe cozido, e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). No caso do feijão frade, é frequentemente servido com cebola e salsa picadas, a acompanhar atum.

Três espécies de feijão são muito cultivadas no Brasil:

• Phaseolus vulgaris, o feijão comum, cultivado em todo o território;

• Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijão de corda, feijão macassa, caupi e outros, predominante na região Nordeste e na Amazônia e

• Cajanus cajan, feijão-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbórea.

O guandu (Cajanus cajan) - também chamado andu e ervilha-de-pombo - é uma leguminosa arbustiva com folhas alternadas trifolioladas; folíolos largos e ovais (oblonco-elípticos), folíolo terminal peciolado, enquanto que os laterais são sésseis, tendo origem na África Tropical ocidental e sendo cultivado na Índia desde a antigüidade.

O guandu é uma planta com capacidade de fixar elevada quantidade de nitrogênio no solo. Devido à sua raiz pivotante ser bastante agressiva, penetrando em solos compactos e adensados, é uma espécie bastante útil na descompactação de solos.

A farofinha abaixo vai muito bem no almoço, ou mesmo num buteco com uma cervejinha gelada!


FAROFA DE FEIJÃO-ANDU À MODA DO RANCHO

Ingredientes

250gr de feijão-andu
100gr de bacon picado não muito fino
1 xícara (chá) de torresmos já prontos (bem cheia)
3 ovos mexidos
2 dentes de alho picados (grandes)
1 cebola picada
1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes e picada
Sal a gosto
1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
1 xícara (chá) de farinha de mandioca do tipo biju

Modo de fazer

Se o feijão não estiver fresco (verde), deixe-o de molho em água por algumas horas ou de véspera (eu usei um que já estava seco). Depois o cozinhe em água com sal, deixando-o firme (eu cozinhei em panela comum para não perder o ponto)

Escorra a água e reserve-o.

Prepare os ovos mexidos (com sal) e reserve.

Quebre grosseiramente os torresmos para que fiquem menores e reserve-os também

Aqueça uma panela grande e grossa e frite o bacon até dourar, junte o alho, a cebola, a pimenta picada e frite mais um pouco. Acrescente o feijão reservado e refogue por alguns minutos para que pegue o sabor dos temperos.

Então adicione a cebolinha picada e retire do fogo. Junte os ovos mexidos, os torresmos e a farinha de mandioca. Misture bem. Corrija o sal e sirva fria ou morna.





Marcadores: ,







1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

EU AMO DE PAIXAO O ANDU...MORO ATUALMENTE EM SAO PAULO...E NAO E TAO RECONHECIDO AQUI..........

5 de dezembro de 2012 às 13:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial