<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 2 de junho de 2011
É com cordeiro, uai!



Antes restrita às cozinhas francesa e árabe, esta carne macia e suculenta cai no gosto do mineiro e agora é encontrada nos cardápios de bares e restaurantes de BH.Uma leitura atenta dos cardápios revela o número crescente de restaurantes,em Belo Horizonte, que hoje contam com pelo menos um prato preparado com esta carne de gosto intenso e muito suculenta. E mostra que os diversos cortes do cordeiro se transformam em receitas saborosas não apenas nas culinárias árabe e francesa, que tradicionalmente o utilizam, mas em várias culturas gastronômicas.O cordeiro conquistou definitivamente o consumidor mineiro.


Da família dos ovinos, filhote de carneiro e da ovelha,  o cordeiro tem corpo robusto e cabeça arredondada, com orelhas menores e não pendentes como a do cabrito. Por ter porte maior e ossos mais grossos, os cortes costumam ser maiores e de coloração mais clara que a do cabrito. 


A Carne de Cordeiro é rica em gordura, sendo muito macia e saborosa. Fica bem grelhada, assada ou cozida. Destaca-se pelo seu valor nutritivo, é fonte rica em minerais, como ferro fósforo e cálcio. Além disso é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. Apesar de algumas peças apresentarem alto teor de gordura saturada, a carne de cordeiro não é entrecortada por gordura como a de vaca, assim a maior parte dela pode ser removida antes do cozimento. 

É uma carne facilmente digerível e raramente associada a alergia alimentares. É macia, suculenta, de sabor pronunciado, não é forte, ligeiramente perfumada. Quando acrescida a sal e pimenta em pouca quantidade, aumenta a salivação, sente-se muito mais o sabor e da mais vontade de mastigar. Quando adiciona-se outros temperos, além do sal e da pimenta, sente-se o sabor da carne, mas o sabor do tempero fica pronunciado e já vem a vontade de ingerir um líquido ou comer uma salada, é automático. A carne de cordeiro tem um odor característico de carne, apenas diferente da carne bovina.


Em Belo Horizonte, algumas casas  especializadas, como a CORDEIRO MINEIRO, oferecem a iguaria de forma variada: filet mignon, carré, pernil, costeleta,  paleta,  lombo, le baron, espetinhos, linguiça, quibe, ossobuco e agora o exclusivo corte stinco, sensação gastronômica entre os gourmets e gourmands.

E aqui vai uma dica preciosa: o tempero ideal para o cordeiro é composto de azeite, alecrim, pimenta-do-reino, alho e sal.



PERNIL DE CORDEIRO COM MOLHO DE HORTELÃ




Marinada


1 pernil de cordeiro de 2 kg (sem glândula)
Sal a gosto
750 ml de vinho branco seco
2 cebolas médias picadas
15 dentes de alho amassados
6 folhas de louro
10 galhos de alecrim
15 galhos de tomilho
1 xícara (chá) de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de pimenta do reino em grãos

Molho de hortelã

1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
½ xícara (chá) de água
1 colher (chá) de sal
1 maço de hortelã fresca picada


Demais ingredientes

1kg de batatas-bolinha


Modo de preparo

Marinada

Tempere o pernil com o sal. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes da marinada e despeje sobre o pernil. Deixe-o marinar por, no mínimo, 12 horas, virando-o na metade do tempo. Forre uma assadeira com papel alumínio, coloque o pernil com a marinada e cubra-o com papel alumínio. Leve para assar no forno preaquecido (250 ºC) por 10 minuntos. Em seguida, reduza a temperatura do forno para 150ºC e deixe cozinhar por aproximadamente 4 horas. Regue o pernil com o líquido da assadeira de vez em quando e vire-o na metade do tempo. Quando faltarem aproximadamente.40 min para finalizar, coloque as batatas descascadas na assadeira para que cozinhem no caldo formado na assadeira..


Molho de Hortelã

Em uma panela misture o açúcar, a água, o vinagre e o sal e deixe apurar por cerca de 10 minutos no fogo médio. Retire a panela do fogo, acrescente a hortelã e misture. Despeje o molho ainda quente sobre o pernil.


SERVIÇO:

CORDEIRO MINEIRO, casa de carnes exclusivamente de cordeiro. Lá o animal é selecionado, abatido e inspecionado com a certificação do SIF e Vigilancia Sanitária.
Contato com Stefânio e Adriano: 31 2526 4583 e 8505 7148
Rua Rio Claro, 331, Prado, BH/MG

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial