<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Falando sobre o Marzipan

Recém nascido moldado em marzipan


A origem e o nome do Marzipan possuem várias versões. Uma delas diz que as palavras "panis" e "maza" vem do latim e significam "massa de pão". Outra história dá conta que na época do filósofo Péricles, os cozinheiros gregos tinham o hábito de preparar tortas de amêndoas com mel. Já na época do nascimento de Jesus Cristo, diversos relatos informam que havia comércio de marzipan com mel. Um pouco mais adiante, na época do Cristianismo, moldavam-se santos feitos com massa de amêndoas, apresentados em romarias e peregrinações.

Outra lenda conta que há 500 anos, Marieta, filha do confeiteiro Badrutt, em Veneza, combinou amêndoas com açúcar. Dizem que esta combinação aconteceu no dia de São Marcos, e recebeu o nome de "Marci Panis" (pão de Marcos).

Outro registro narra que em 1407, na cidade alemã de Lübeck, houve uma crise na colheita que causou fome em todo povoado. Como a cidade estocava uma grande quantidade de açúcar e amêndoas, todos os padeiros foram convocados para desenvolver uma receita de pão feita com amêndoas e açúcar.

Fonte: Correio Gourmand


Frutas de Marzipan

Independentemente da origem, fato é que o Marzipan é uma massa feita com amêndoas de sabor, extremamente agradável. Pela sua plasticidade presta-se à confecção de pequenos confeitos que chegam a ser verdadeiras mini esculturas e fazem a fama dos confeiteiros, enchendo os olhos das crianças (e dos adultos também). De preço alto, a massa de Marzipan é muito pouco difundida no Brasil. Que tal testar as duas receitas abaixo e ver qual você acha que dá um melhor resultado?



Receita 1


Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de amêndoas descascadas

- 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1/2 cálice de licor de amêndoas amargas

Preparo:


Levar ao processador as amêndoas com uma parte do açúcar de confeiteiro. Adicionar aos poucos o licor e o restante do açúcar até formar uma bola compacta. Há quem coloque clara de ovo para dar a liga, mas eu achoque não precisa.


Dica útil : para descascar as amêndoas, coloque-as submersas em água fervente por 10 minutos, escorra a água e aperte com os dedos, girando um pouco. Elas pulam para fora da casca.

Palitos de Marzipan da Kopenhagen

Receita 2

Ingredientes



250 g de amêndoas (com pele ou sem pele)
250 g de açúcar (mais ou menos 1 xícara e 1,4)
2 claras
1 colher de sobremesa de essência de amêndoa


Modo de Preparo


1.Moer as amêndoas no liquidificador até virar um pózinho fino
2.Colocar em uma panela o açúcar, claras, essência e as amêndoas moídas
3.Levar ao fogo baixo mexendo sem parar, quando ficar uma massa firme, desligue o fogo
4.Coloque em um prato, espere esfriar
5.Faça aquilo que sua criatividade mandar









Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial