<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Quindim de Iaia....ou Brisas do Lis.



O docinho de festa preferido do meu pai era o Quindim. Para quem não sabe, Quindim é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado.  Quem conhece e não gosta destes docinhos amarelinhos e brilhantes que povoam o imaginário infantil? Pra mim Quindim tem a cor da infância... Podia escrever  vários posts sobre as lembranças que provocam em mim.A palavra quimdim é de origem africana e siginifica dengo,encanto; Bem apropriada ,não é mesmo?

Porque encanto é a palavra certinha para quando vemos esta delícia na mesa a nossa espera. Encantada era como ficava toda vez que chegava na casa da Geralda, doceira mais famosa de Ponte Nova, terra onde nasci, e via os quindins já prontos sendo embalados. E ela ainda punha uma uva passas em cada um deles... Coisa linda de se ver e de comer!

A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis,que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa.Diz-se originária da Leiria, às margens do rio Lis.
Ir a Leiria e não comer as Brisas do Lis, é como ir a Roma e não ver o Papa...

A origem das Brisas é bastante antiga, tendo começado a ser confeccionadas no antigo convento de Santana, já demolido, onde as freiras se didicavam ao fabrico desta iguaria. O segredo da receita, ao que consta, foi passado por uma freira a uma senhora que frequentava as cerimónias realizadas no tal convento, e que nessa época era proprietária dum cafe de nome "Colonial", que ainda hoje existe e que é o mais antigo e conhecido por todos os Leirienses.

Mas voltando aos Quindins... Quindim de qualidade tem que ser feito com coco fresco ralado.Isto faz a diferença.Dá trabalho,mas vale a pena. Sem falar que hoje em dia temos processadores...Pior era a Geralda (a doceira da minha infância) que precisava de pegar o ralador  e imagino que muitas vezes ralava os dedos nesta empreitada.

Vejam abaixo as duas receitas, escolham a que mais agradar e deliciem-se!




Quindim de Iaiá

10 gemas em temperatura ambiente
10 colheres (sopa) de côco fresco ralado
10 colheres (sopa) de açúcar
1 coher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

Modo de fazer:

Misture bem os ingredientes numa tigela, de preferência de vidro ou inox, não precisa bater na batedeira. Unte muito bem com manteiga, forminhas de alumínio, de quindim ou empadas e depois coloque bastante açúcar refinado até que cubra toda a manteiga. Essa etapa deve ser feita com cuidado para que toda a superfície da forminha fique muito coberta com a manteiga e o açúcar, senão não desenforma bem após assado.

Leve para assar em banho-maria, fogo médio, até que a parte de cima esteja dourada. Retire do forno, e coloque as forminhas num local para esfriarem. Quando estiver totalmente frio, com o auxílio de uma faca de ponta, vá desgrudando os docinhos, cuidado para não “machucar” o doce. Desenforme e coloque em forminhas ou pratinhos para servir.




BRISAS DO LIS

INGREDIENTES

400g de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
8 ovos
200g de amêndoa pelada picada não muito fina
manteiga e açúcar (para untar e polvilhar)

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar as forminhas metálicas com manteiga e polvilhar com açúcar.

Numa vasilha misturar o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos e mexer bem com a vara de arames. Acrescentar a amêndoa e mexer.

Encher as forminhas até em  cima (a massa não cresce) e levar ao forno a 170ºC num tabuleiro em banho-maria, durante 30min, ou até a superfície estiver seca e acastanhada.

Retirar do forno e do banho-maria e deixar esfriar uns minutos.

Desenformar ainda mornas e deixar esfriar.

Quando frias, aparar a base e colocar sobre forminhas de papel plissado (n.º 6).
Rende 20 unidade em forminhas de 60ml.
































Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial