<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Gianduia... O nome parece de fruta, mas não é.....




Essencialmente, a gianduia é uma pasta que contém cerca de 70% de chocolate misturado a outros 30 % de pasta de avelã. A criação é da dupla Paul Caffarel e Michele Prochet, donos da Caffarel – uma das mais clássicas fábricas de chocolate da Itália.

O doce tem esse nome pois representa uma personagem de marionete que desfila nos carnavais de Piemonte – região da Itália onde a avelã é muito comum. A princípio, a gianduia tinha função energética, mas com o passar do tempo tornou-se um doce muito refinado.

Cone de Gianduia com confeito crocante - Le Malu


O sabor da gianduia ou gianduja, é um dos mais apreciados na confeitaria mundial. Tanto que começou a conquistar o mundo a partir da sua invenção, em 1865, na cidade italiana de Turim. Bolos e tortas de gianduia, além de outros tipos de doces, são facilmente encontrados em diversos estabelecimentos, inclusive no Brasil.


O gosto da pasta é forte e similar ao da Nutella, mas dizem os experts que não é a mesma coisa. A gianduia também não é um chocolate, na verdade ela apresenta esse ingrediente em sua composição. Sua forma mais comum é encontrada em diversos tipos de sobremesas como tortas, sorvetes, chocolates e mousses.




SORVETE DE GIANDUIA


Receita extraída daqui.

Ingredientes:

- 1 xícara de avelãs inteiras;
- 3 xícaras de leite integral orgânico, ou mais, se necessário;
- ¼ xícara de creme de leite fresco;
- 60g de chocolate amargo – usei 70%;
- ¾ xícara de açúcar cristal orgânico – usei o caseiramente aromatizado com favas de baunilha;
- 3 gemas de ovos orgânicos grandes;
- ½ colher (chá) de essência de baunilha orgânica;
- ¼ colher (chá) de sal marinho.


Preparo:

1. Toste as avelãs no forno a 180ºC, ou numa frigideira larga, até que fiquem aromáticas, tomando cuidado para não queimarem. Se estiver em dúvida, experimente uma e sinta se já está torrada ou se ainda guarda um fundo “verde”. Quando estiverem no ponto, transfira-as para um pano de prato, dobrando suas pontas sobre as castanhas e esfregando-as para que as cascas mais duras se soltem. Separe as avelãs das cascas e transfira-as para uma panela média.

2. Nesta panela, junte o leite às avelãs e acenda o fogo à temperatura média, até que levante fervura. Após, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos, mexendo. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o leite com avelãs em infusão por 20 minutos.

3. Posicione uma peneira forrada com um pano tipo gaze, ou um pano de prato fininho, que você só use para trabalhar com comida, sobre uma tigela grande. Bata o leite e as avelãs em um liquidificador, usando, inicialmente, a função “pulsar”, pois o líquido quente tende a explodir para fora do copo; despeje a mistura sobre o pano e deixe-o escorrer naturalmente. Alguns minutos depois, quando o líquido sobre o pano não estiver tão quente, junte as pontas do pano e esprema-o, para conseguir a maior quantidade de leite de avelãs possível. A receita pede 2 ½ xícaras desse leite; portanto, se você não conseguir essa quantidade, complete-a com creme de leite ou leite – usei leite.

4. Aqueça o leite de avelãs numa panela, junto com o creme de leite, e remova-o do gogo quando a mistura ameaçar ferver; adicione o chocolate picado e mexa bem com um batedor de arame (“fuê”), até que fique homogêneo.

5. Em outra tigela, bata as gemas e o açúcar até conseguir um creme pálido, mas ainda granuloso; adicione a esse creme ¼ da mistura de chocolate, e misture bem. Despeje essa mistura na panela, em que está o resto do creme de chocolate, misture por alguns instantes e acenda o fogo à temperatura mínima, mexendo constantemente, até adquirir a consistência de um milk-shake derretido. Não espere começar a ferver; assim que sentir grandes bufadas de vapor subindo na sua mão, está pronto. 

6. Por fim, passe o creme por uma peneira fina, junte a baunilha e o sal, e leve-o à geladeira, em um recipiente semi-tampado, por 4 horas, ou até que fique bem gelado; preferencialmente até o dia seguinte. Leve-o à sorveteira e siga as instruções do fabricante. Para quem não tem sorveteira, coloque o creme gelado no freezer por duas horas; após, retire e bata-o com um batedor de arame (“fuê”). Volte ao freezer por meia hora e repita esse processo mais 4 vezes,  então deixe o sorvete gelar por 1 ou 2 horas antes de servir. A massa é muito cremosa e fica ótima mesmo sem a sorveteira, que é muito prática, de qualquer forma. Não precisa ser tirado do freezer com antecedência se o mantiver à temperatura mínima.






Marcadores: , , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial