<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 11 de março de 2012
Tempura - influência portuguesa no Japão





Influência portuguesa no Japão, levada por missionários, a palavra vem de têmporas, os dias de prece e jejum que se repetiam quatro vezes ao ano, segundo o calendário eclesiástico, durante os quais os portugueses se abstinham de carne e comiam camarões fritos, à maneira que os japoneses passaram a chamar de tempura.



Tempura (em japonês てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme* fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.




A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. 



Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste em pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme* geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora.



Para essa famosa fritura japonesa pode-se usar praticamente qualquer vegetal que gostar, como berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura,nabo, etc. E também frutos do mar, como camarão e lula cortada em fatias.



O grande segredo está na massa. Existem algumas variações sobre a mesma, mas uma coisa é consenso: a mesma deve ser frita em [oleo quente, estando ainda bem fria. Abaixo deixo duas receitinhas para serem testadas.




Receita I:
Ingredientes:



- 1 ovo.

- 1 xícara de água bem gelada.

- 2 xícaras de farinha de trigo.



Antes de inicar o processo de preparação da massa, leve bastante óleo ao fogo alto. Numa bacia, coloque o ovo e a água gelada mexendo rapidamente até dissolver o ovo. Junte a farinha e misture delicadamente sem bater a massa. Ela tem de ficar relativamente grossa e de preferência com alguns pedaços maiores.Mas não demore muito na preparação pois o grande ponto é a massa ir à fritura ainda gelada.

Se você for fazer bastante tempura,será interessante colocar a bacia da massa dentro de uma bacia maior com gelo dentro, para manter a massa gelada enquanto você vai fritando.

Verifique se o óleo está bem quente pingando uma gota de massa. Se voltar à superfície logo em seguida, está no ponto. Você pode fritar cada ingrediente separadamente ou uní-los com a massa numa mesma fritura.


Molho tempura
Ingredientes:



-1/3 xícara de shoyo (usukuchi shoyu)
-1 colher de sobremesa de hondashi
-1 xícara de água
-1 colher de sopa de gengibre ralado
-1/3 xícara de sake mirin

Modo de preparo:


Misture os ingredientes e reserve.




Receita IIIngredientes:


-1 ovo
-150ml de água gelada
-120g de farinha de trigo

Modo de preparo:


Num bowl coloque os ovos e junte a água gelada e 2 cubos de gelo, misture levemente com o garfo com algumas batidas, coloque toda a farinha de uma vez, trabalhe com um batedor misturando lentamente. Passar os legumes no creme, escorrer e fritar em óleo bem quente.



Molho para acompanhar o tempura


-2 copos de água
-½ pacote de hondashi (caldo de peixe em pó)
-2 colheres de sopa de shoyu
-1 xícara de café de saquê mirim
-1/4 xícara de chá de gengibre em pedaços
-Cebolinha

Modo de preparo

Ferva a água, coloque o hondashi e os demais ingredientes, deixe ferver por 3 minutos e desligue. Coloque cebolinha cortada em rodelas.



*Polme é uma preparação culinária utilizada na fritura de determinados alimentos. É uma massa de consistência mole, com a qual se envolvem os alimentos antes de os fritar.
Os seus ingredientes principais são a farinha de trigo e a água. A sua espessura pode variar, existindo polmes finos e polmes mais grossos, consoante a sua composição.
Pode ser utilizado, por exemplo, na preparação de peixe frito, pataniscas de bacalhau, peixinhos da horta ou tempura.
O seu nome deriva do vocábulo latino pulmentu, que significa polpa.
Pode também designar os preparados usados para confeccionar panquecas e crepes.





Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial