<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 26 de maio de 2012
CROISSANT

Croissant é uma palavra francesa que significa crescente. Identifica um pão característico, de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.


Sua origem é atribuída aos padeiros de Viena, onde era conhecido pelo nome de Kipferl desde o século XIII, sendo feito de tamanhos variados. Segundo a tradição, em 1683 (Batalha de Viena), enquanto trabalhavam à noite, estes ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel, e ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque. O formato em crescente seria alusivo à bandeira do Império Otomano. Os franceses ainda hoje chamam este tipo de pão amanteigado de "viennoiserie’’.

Alguns pesquisadores atribuem sua invenção ao comerciante vienense de origem polaca Franz Georg Kolchitsky que vivia em Constantinopla. Esse homem conheceu o café nessa cidade em 1475 e, com cerca de 500 sacas do produto abandonadas pelos Turcos após derrota em batalha, abriu um "café" onde passou a servir a bebida. Aí, para acompanhar o café, inventou esse pão em formato de crescente
Maria Antonieta, originária de Viena, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do desjejum matinal com uma boa xícara de café com leite. Os nutricionistas recomendam moderação, no entanto, pois contém metade de seu peso em lipídios.
História à parte o segredo do croissant está na massa, que deve ser semifolhada. A massa semifolhada possui menos gorduras, menos dobras e leva fermento biológico. As dobras são responsáveis pela separação da massa e das camadas de gordura que proporcionam a "folhagem" do croissant.



Um bom croissant deve ter um bom aspecto, como uma lua em quarto crescente, com uma crosta crocante e uma bela cor dourada. As pontas devem estar descoladas do meio, e o miolo deve ser alvo, aerado, e mostrar a consistência certa.



Os defeitos mais comuns são ser engordurado, pelo uso de manteiga de menor qualidade; massa com sabor muito doce por utilizar muito açúcar para mascarar ingredientes medíocres; cor sem uniformidade, por defeito do forno.

Aprenda aqui o passo-a-passo da massa de croissant do Olivier Anquier

E que tal correr para a cozinha e preparar esta delícia usando a receitinha abaixo?!



Para a massa

Ingredientes

750 ml de leite
70 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
3/4 xícara (chá) de manteiga
10 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

1. Separe os ingredientes pedidos na receita.
2. Num recipiente bem grande, coloque o sal e sobre ele acrescente a farinha de trigo e o açúcar.
3. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma farofa.
4. Junte o fermento, esfarelado, diretamente sobre a massa ou, se preferir, dissolva-o no leite. Atenção: o leite não deve ser aquecido.
5. Acrescente o leite aos poucos na massa e aperte bem com as mãos. Trabalhe a massa até que se desprenda totalmente das mãos, ou seja, até ficar lisa e uniforme.
6. Coloque a massa sobre uma assadeira grande, cubra com filme plástico e leve à
geladeira por 30 minutos.
7. Enquanto a massa descansa, comece a preparar a base de manteiga

Para a base de manteiga

Ingredientes

3 1/2 xícaras (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

1. Separe os ingredientes pedidos na receita.
2. Misture a manteiga com a farinha de trigo até obter um creme homogêneo.
3. Forre uma assadeira pequena com filme plástico. Acrescente o creme de manteiga sobre o filme, dentro da assadeira, e espalhe com uma colher. Cubra o bloco de manteiga com filme plástico e leve à geladeira. Deixe até que a manteiga fique dura.

Para o recheio e montagem

Ingredientes

400 g de presunto em fatias
400 g de muçarela em fatias
1 gema
1 colher (sopa) de leite

Modo de preparo

1. Retire a massa da geladeira e retire o filme plástico. Polvilhe uma superfície limpa e lisa com farinha de trigo.
2. Abra a massa com um rolo. Atenção: a massa deve ficar na forma de um retângulo que deve ser 1/3 maior que o tamanho do creme de manteiga!
3. Retire o creme de manteiga da geladeira, que deve ser firme, despreze o filme plástico, e coloque-o sobre a massa. O bloco de manteiga deverá ser colocado a partir de uma das extremidades da massa, ou seja, ele deverá ocupar 2/3 da massa.
4. Puxe a parte da massa que não foi coberta com a manteiga e leve-a até a metade do bloco de manteiga. A massa deverá ficar por cima da manteiga. Agora puxe a extremidade de massa, que possui manteiga e coloque-a sobre a massa que foi puxada anteriormente. Dessa forma a massa deverá ficar na forma de um envelope e com 1/3 do tamanho original.
5. Embrulhe a massa novamente com filme plástico e leve-a a geladeira por mais 30 minutos. Após os 30 minutos retire a massa da geladeira, retire o filme plástico, polvilhe a superfície com farinha de trigo e abra a massa com um rolo novamente no tamanho do retângulo original.
6. Repita o procedimento acima, ou seja pegue uma das extremidades da massa e leve-a até a metade da massa. Pegue a outra ponta da massa e coloque-a sobre a massa que foi levada até o meio. Ou seja a massa deverá ficar novamente na forma de um envelope e com 1/3 do tamanho original.
7. Embrulhe a massa novamente e leve-a a geladeira. Deixe-a por 30 minutos e repita todo o procedimento anterior por mais 3 vezes. No total, a massa deverá ter 5 dobras.
8. Depois das 5 dobras, corte um pedaço do envelope com cerca de 15 cm de comprimento.
9. Abra o pedaço de massa, com um rolo, deixando-a fina (cerca de 0,5 cm de espessura). A massa deverá ter cerca de (60X15cm). Corte cerca de 6 triângulos (base=10 cm; h= 15 cm).
10. Coloque uma fatia de queijo e outra de presunto sobre cada triângulo. Coloque as fatias mais próximas à base do triângulo. A partir da base, comece a enrolar os croissant. Segure as pontas do croissant e force-as levemente para que fiquem com forma de arco.
11. Se quiser fazer mais croissants repita o procedimento a partir do passo nº 7.
12. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).
13. Distribuas os croissants sobre uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo. Deixe uma distância entre os croissants.
14. Num recipiente, coloque a gema e o leite. Misture bem e espalhe a mistura sobre a superfície dos croissants com um pincel. Deixe os croissants crescerem cerca de 10 minutos antes de levá-los ao forno.
15. Leve os croissants ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que comecem a dourar.
16. Retire os croissants do forno e sirva a seguir

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial