<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 8 de maio de 2012
O charme das galantinas



Galantina, segundo o dicionário Aurélio é uma “Iguaria de alta culinária, feita com galinha ou carne desossada e recheada com diversos ingredientes e condimentos, com a qual se faz um rolo que depois é cozido num caldo feito de substâncias gelatinosas. Serve-se fria, cortada em fatias e acompanhada da geléia feita com o caldo.”e acrescenta: “Por extensão, prato frio, feito com geléia ou gelatina salgada e enformada com outros ingredientes, como carnes, legumes, camarão, etc”.

É uma iguaria típica da culinária da França e também da culinária de Portugal. É confeccionada com diversos tipos de carnes desossadas, cobertas por uma camada de geleia. As carnes mais utilizadas são as de suíno, bovino, frango e faisão. É normalmente consumida fria, após ter sido escalfada.


Por vezes, as galantinas são também recheadas com uma mistura de carnes picadas, peixe, vegetais, frutas, pão ralado e especiarias. Esta mistura pode ser picada diversas vezes, até se obter uma pasta mole. Quando se utiliza esta mistura, a galantina é normalmente prensada, sendo a pasta introduzida numa forma cilíndrica


As galantinas normalmente encontradas nos supermercados em Portugal são confeccionadas com a pasta de base. Para além desta, o recheio pode conter mais ingredientes, existindo, por exemplo, galantinas de azeitona, de vegetais (pedaços de cenoura e de pimentão vermelho) e de cogumelos. Tratando-se de uma carne fria, a galantina é normalmente consumida em sanduíches.

Alguns dos tipos mais comuns de galantinas na França são:


Galantine de volaille: peito e pasta de frango, trufas, toucinho, pasta de fígado e pistache..


Galantine de canard: semelhante à galantina de frango, mas confeccionada com pato.


Galantine de faisan: semelhante à galantina de frango, mas confeccionada com faisão.


Galantine de marcassin: carne de javali, trufas, presunto, toucinho, língua, ovos e pistache.


.




Galantina de frios

Galantina de frios

Ingredientes:


2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara de vinho tinto seco
2 xícaras de água bem quente
1 1/3 xícara de caldo de carne
250 g de queijo provolone em fatias
400 g de pimentão vermelho aferventado, cortado pela metade e sem sementes
1 pimentão verde cortado ao meio e sem sementes
360 g de frios sortidos fatiados

Preparo:

Com um cortador de biscoitos em formato de flor com 5 cm de diâmetro, corte 9 flores de queijo provolone.
Reserve, com o restante do queijo.
Com um cortador de biscoitos em formato de flor, de 2,5 cm de diâmetro, corte 9 florezinhas de pimentão vermelho.
Reserve e corte o restante do pimentão em quadradinhos.
Com a metade do pimentão verde, faça com a faca triângulos de 1,5 cm.
Com o restante, corte quadradinhos e reserve.
Em uma tigela, misture a gelatina com o vinho e deixe descansar por 5 minutos. Adicione a água quente aos poucos e mexa por uns 3 minutos.
Adicione o caldo de carne e mexa bem.
Numa fôrma de vidro de 32,5 cm x 22,5 cm faça camadas alternadas com 1/4 dos frios, 1/4 do queijo, do pimentão vermelho e do verde cortados em quadradinhos, terminando com os frios.
Arrume as flores de queijo sobre a última camada; coloque as flores de pimentão vermelho no centro das de queijo e arrume os triângulos de pimentão verde entre as flores.
Despeje a mistura de vinho e gelatina por cima, tomando cuidado para que as tirinhas não saiam do lugar.
Tampe e leve à geladeira até que a galantina fique bem firme, durante umas 3 horas. Sirva gelada

Rende 9 porções








0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial