<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 24 de junho de 2012
Arroz Carreteiro


Comumente chamado simplesmente de "carreteiro", o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Trata-se de um prato prático que por sua simplicidade podia ser preparado pelo viajante solitário, que comeria um churrasco (que é feito de carne fresca) somente em um paradouro, o que conseguia fazer somente depois de muitos dias de viagem.

Sem contar com geladeira e, tampouco, ter como congelar a carne, o carreteiro valia-se da carne de sol, que no Rio Grande do Sul é conhecida como charque (preparado nas charqueadas), e esta se conservava durante os muitos dias da viagens empreendida pelo carreteiro transportador de cargas. Este, diferente dos mascates (caixeiro-viajante - comerciante ambulante), que, em geral, se valiam de carroças puxadas por cavalos, não ia de casa em casa ou de estância em estância, mas seguia entregando suas cargas pelo menor curso direto ao destino.

O nome carreteiro foi herdado dos peões - mercadores ambulantes, que percorriam em carretas puxadas por bois pelos pampas no Rio Grande do Sul conduzindo cargas contendo o charque, que era uma das mercadorias. Também servia como alimento, por ser protéico e de fácil conservação, agüentava a longa viagem pela frente. Ao longo do caminho, eles paravam e comiam o charque juntamente com o arroz, ingrediente facilmente encontrado na região e fundamental para o preparo deste prato.



O arroz de carreteiro é uma receita prática, simples, saborosa e conveniente. Algumas pessoas relatam que fica mais gostoso com resto de churrasco, que seria a receita original, pois não conseguindo comer um boi inteiro, faziam churrasco da carne fresca, o que sobrava sem assar, era salgado para melhor conservação, e a sobra do churrasco, geralmente do almoço, era juntado ao arroz para o jantar.

É importante a escolha da carne ideal, pode ser charque de manta grossa, encapada com gordura, ou sobra de churrasco, os cortes de churrasco geralmente são maminha, filé ou alcatra, e deve-se retirar nervos se houver.

Uma das vantagens de se fazer com o resto do churrasco assado é o sabor que carne assada em churrasqueira dá ao arroz e geralmente é mais macio que o charque.

Algumas curiosidades:


->Elaborado originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha.

->Todavia, nos tempos modernos os gaúchos (ou rio-grandenses) preparam arroz com carne moída ou sobras de churrasco e chamam de carreteiro em alusão ao nome original "arroz-de-carreteiro".

->O prato foi incorporado à cozinha brasileira e hoje é comum saboreá-lo em todo o país.

->Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil é também conhecido como Maria-isabel, e preparado com carne-de-sol.

Agora, que tal correr para a cozinha e preparar uma das duas receitas abaixo?!



Ingredientes:
1 Kg de charque 
4 colheres sopa de óleo 
2 cebolas picadas 
2 dentes de alho amassados 
2 xícaras de arroz sem ser lavado 
3 colheres de salsa picada 

Modo de preparo:

Um dia antes, lave bem a carne em água corrente, corte em cubinhos, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte, trocando a água umas três ou quatro vezes, no mínimo; 
Jogue fora a água e aqueça uma panela e aqueça o óleo, frite a cebola e o alho, mexendo sempre; 
Quando a cebola dourar levemente, sem queimar, acrescente a carne, e mexa até a carne dourar e fritar; 
Junte o arroz e frite nesse refogado mexendo sempre para não pegar no fundo da panela; 
Cubra com água fervente até três dedos acima do nível do arroz e misture bem; 
Ajuste os temperos, para de mexer, reduza o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada até o arroz ficar macio; 
Se no final do cozimento o arroz ficar seco, junte mais água fervente, desligue o fogo, tampe a panela e deixe terminar de cozinhar no próprio vapor; 
O Carreteiro deve ser apreciado bem molhadinho; 
Acrescente salsa picada e sirva na própria panela. 


Ingredientes:

¹/²kg de carne seca, picada em pedacinhos
3 xícaras de arroz
200g de linguiça de porco,
100g de toucinho defumado
1 dente de alho
1 colher(sopa) de banha
1 cebola
2 tomates picados sem pele e sem sementes
sal,cheiro verde, manjerona, 1 folha de louro

Preparo:
Ferva a carne seca picada por duas vezes em água, para retirar o excesso de sal.
Troque uma terceira água  e junte ¹/²cebola, a manjerona, o cheiro verde e a folha de louro.
Deixe ferver bem para que se soltem os sabores.Retire a carne,coe o caldo e reserve.
Leve ao fogo uma panela com a banha, aqueça, junte o restante da cebola e doure.
Adicione os tomates picadinhos e a carne, refogue bem e junte 6 xícaras do caldo e o arroz.
Mexa e deixe cozinhar tampado com fogo médio até secar.
Sirva quente e delicie-se.

Sirva com uma couve refogadinha e farinha de mandioca...

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial