<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 12 de junho de 2012
E para o dia dos namorados...


Que tal inovar hoje, dia dos namorados, preparando para o ser amado um jantarzinho que estimule  a visão,  a audição, o paladar, o olfato... e até o tato?! Ou mudando a pergunta, que tal preparar um jantarzinho indiano para comemorar a data?!

A gastronomia hindu está tão marcada pela exibição aromática como pelo peso das correntes religiosas que convivem naquele território: hindus, budistas, cristãos, muçulmanos,judeus e jainistas criam uma dinâmica em que se estabelece uma estreita relação entre espiritualidade e comida.

Na Índia, cultiva-se todo tipo de malaguetas, de tamanhos, cores e sabores diferentes, que vão desde a malagueta dhane , de sabor ácido, própria de Mizoram e de algumas zonas de Manipur, até a muito picante Sangli sanam, da zona de Maharashta, passando por variedades da Caxemira, como a Madras pari.

O culto das especiarias chega ao ponto de incorporar nas receitas produtos como a assa-fétida (resina vegetal de aroma desagradável), o bétele (semente de uma palmeira), as sementes de pepino amargo e as de carambola ou a manga em pó. Qualquer planta, raiz, semente, folha, casca, bulbo, fruto ou hortaliça é transformada em condimento.

Os mais apreciados são o açafrão e a cúrcuma. Há também o gengibre fresco, o cardamomo, o cominho, as sementes de coentro, o cravo ou a canela, o feno-grego, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, a menta, a hortelã, as sementes de mostarda e o tamarindo. Porém, não se encontra na Índia referências a uma especiaria ou mistura de especiarias com o nome de curry. Os hindus chamam curry ao ensopado de legumes, carne ou de peixe.
O indianos também utilizam na cozinha de modo particular os derivados do leite, valorizados pelos hindus, que os consideram capazes de reforçar a espiritualidade do indivíduo. O fato é que a presença do raita, da ghee e do panir se estende por toda a gastronomia.
 
O raita é um molho de iogurte com especiarias e produtos vegetais, usado em muitos pratos para diminuir o sabor apimentado. A ghee é a manteiga clarificada, que utilizam para fritar e como condimento. O panir é um produto caseiro a meio caminho entre o requeijão e a coalhada. Há também o koya, o leite coagulado (ou texturizado), feito com uma técnica milenar, usado em sobremesas e em alguns tipos de curry.

As lentilhas e o grão-de-bico (dal e chana) também fazem parte dos ingredientes indianos. São empregados em ensopados, frituras e nos pães indianos. Os pães hindus podem ser como o chapati, leves ou macios, como o rumali-roti, consumidos em forma de lâminas muito finas e crocantes, preparadas na chapa, ou como o nan, macio, e de forma triangular.

Quanto aos molhos, a mistura de frutas, hortaliças e ervas aromáticas dá lugar a duas diferentes famílias: os chutney e os achars. O chutney, molho agridoce, é preparado com frutas e tantas especiarias quantas o seu criador for capaz de unir. Os achars são preparados com hortaliças ou frutas conservadas num suco de vinagre.

Os pratos de carne são igualmente excelentes : Rogan Josh (cordeiro com curry), o Gushtaba (almôndegas com especiarias em iogurte) e o delicioso Biryani (frango ou cordeiro com arroz, com sabor a laranja, temperado com açucar e água de rosas). 
O coco é um ingrediente importante de cozinha do sul da Índia assim como o peixe é para a cozinha bengalesa. Já no sul da Índia, a base de alimentação é o arroz e, no norte, as tortas como os Puri, os Chapatis e o Nan. Além disso, há grande abundância de frutas tropicais e de zona temperada. E muito popular o iogurte acompanhado com curry ou na variedade de lassi, açucarado ou como ’masala’. 



O chá é a bebida preferida dos indianos e as suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, prepara-se com açucar e leite. O café é muito popular no sul. Há bebidas refrescantes como o nimbu pani (refresco de limão), o Lassi (creme de leite granizado) e a água de coco bebida directamente do fruto. A cerveja e a genebra indianas são comparáveis às melhores do mundo e não são caras. 

Seria impossível terminar de falar em cozinha indiana sem uma referência ao varak, lâminas de ouro ou prata muito finas que a cozinha indiana adiciona em determinados pratos, como condimento de luxo, em homenagem ao convidado. Estas lâminas são uma obra-prima do artesanato local.
Não será de estranhar se cozinha indiana que já é a terceira mais popular do mundo, chegue a ser a primeira!




Mas voltando ao jantarzinho de hoje, dia dos namorados, não basta a visão, você deve criar um ambiente completo estimulando a audição, o paladar, o olfato... e até o tato!

Ao criar uma noite oriental para seu amado, imite o refinado estilo de vida indiano. Baseado em uma verdadeira bateria de estímulos, ele vai muito além da simples decoração visual. Uma suave música indiana proporciona a atmosfera sonora ideal, criando um clima aconchegante e misterioso.
O sentido do olfato é fundamental. Suas sensações são capazes de despertar recordações esquecidas, tornando conscientes emoções que experimentamos há muito tempo. Entre os aromas típicos que reis ou princesas da Índia poderiam oferecer aos seus convidados, destaca-se o sândalo. Dizem que essa árvore sagrada é tão olorosa que chega a perfumar até o machado que fere sua preciosa madeira.
 

INCENSANDO O AMBIENTE

O costume popular é acender varetas aromatizadas nas casas, os populares incensos. Mas tenha cuidado: pode ser que seu  convidado seja alérgico a fumaça, e ele poderia passar por maus momentos. Uma opção mais inofensiva são os aromatizadores, onde água é evaporada com óleos essenciais. Também existe uma fragrância muito famosa, extremamente sensual e agradável, chamada Mil Flores. Como o próprio nome indica, ele possui um intenso aroma floral, mas não dá indicações das flores que entram em sua composição.

USE O TATO

Não se esqueça do tato! Um detalhe que envolve esse sentido de maneira inesquecível é comer usando as mãos. Trata-se de um costume indiano milenar, ainda vigente. Coloque a comida em travessas grandes, e ao redor, potes individuais para vocês se servirem. Nada de talheres! Na Índia, não é problema tocar nos alimentos antes de consumi-los. É claro que esses mesmos alimentos se encarregarão de estimular o sentido do paladar.

Talvez existam na sua cidade lojas especializadas em artigos orientais. Nelas, você poderá encontrar muitas opções para agradar o amado. Mas não se esqueça: o curry não pode faltar na culinária indiana. O arroz, as lentilhas e a pimenta-malagueta, tudo bem condimentado, devem competir com as frutas secas e os docinhos. Às bebidas alcoólicas, acrescente uma mistura de iogurte natural desnatado e suco de frutas diversas, como manga e laranja. Aromatize o prato com uma pitada de cardamomo em pó. Na hora da despedida, ah... não terá despedida!

As receitinhas abaixo podem fazer parte do seu cardápio.

 

 
Receita de Vindalho
Ingredientes

1kg de carne de porco cortada em cubos
1 cabeça de alhos
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de sopa de curcuma (açafrão das índias)
1/2 colher de sopa de pimenta
2 colheres de sopa de piri-piri moído (eu coloquei bastante menos...)
5 cebolas
4 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
óleo vegetal

Modo de Preparo

Tempere a carne com todos os temperos e deixe ficar durante pelo menos 6 horas no frigorífico, mas de preferência de um dia para o outro.
Corte depois as cebolas em rodelas finas e frite-as no óleo. Junte a carne e deixe fritar bem,
Adicione depois 3 chávenas de água e deixe cozinhar lentamente até a carne estar macia e cozinhada. Se necessário junte mais sal e vinagre.
Sirva com arroz basmati ou thai jasmim bem soltinho


Receita de Bolinho Indiano
Ingredientes

9 ovos(claras e gemas separadas)
2x. de chá de açucar
3/4 de x. de c´ha de manteiga
1 e1/2 x de chá de farinha de rosca( farinha de pão)
1c.s. de fermento em pó
1c.s. de canela em pó
canela em pó para polvilhar e canela em pau pra decorar.

Recheio e cobertura:
1 e 1/2 lata de leite condensado
2 gemas
Modo de Preparo

Massa: 

Na batedeira bata as gemas,o açucar e a manteiga até obter um creme.Sem parar de bater, adicione a farinha de rsoca,a canela e o fermento em pó e bata até obteruma massa homogenea.Por ultimo misture delicadamente as claras batidas em neve. Transfira para uma assadeira untada e polvilhada(22cmX28cm) e leve para assar em forno medio por cerca de 20min.

Aguarde esfriar,corte o bolo ao meio no sentido horizontal, espalhe a metade do recehio,polvilhe canela a gosto.Coloque a outra metade da massa por cima,espalhe o resto do recheiosobre o bolo.Polvilhe canela e decore com a canela em pau.

Recheio: 

Coloque todos os ingredientes em uma panela ,misture bem e leve ao fogo brando, mexendo sempre ate obter um brigadeiro mole.Utilize em seguida.


 

Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial