<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Como receber com queijos e vinhos





Uma boa opção para uma recepção informal em sua casa é receber com queijos e vinhos. Contudo, é importante tomar cuidado com que harmonização irá fazer, pois cada queijo harmoniza melhor com um tipo específico de vinho. Os queijos suaves devem ser acompanhados por vinhos suaves e os queijos fortes por vinhos encorpados.

A primeira medida é decidir quantos tipos de queijo comprar. Cerca de cinco ou seis tipos é o ideal, uma média de 200g por convidado. Sirva pães como acompanhamento, do tipo baguete ou italiano. Se quiser também pode servir fundae.

Após a escolha dos queijos eles devem ser postos em um refrigerador e retirados uma hora antes de serem servidos. Isso fará com que eles ganhem em sabor e textura. Qual tipo de queijo escolher? Bom, existem os queijos mais ou menos maturados, alguns mais requintados. O ideal é fazer um mix, ou seja, servir de todos os tipos, desde o mais maturado ao menos e do mais requintado ao menos, para que haja uma variação no paladar.

Os queijos mais maturados são: Gouda envelhecido, Old Dante Master, Prima Dona Azul e Vermelho. O Old Master combina melhor com um vinho tinto Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah ou Touriga Nacional. O Prima Dona Vermelho tem um sabor mais acentuado e mais requintado, já o Azul é mais cremoso e suave. 

Dentre os queijos suaves pode-se citar Gouda, Edam, Prato, Minas padrão, Saint Paulin. Já entre os fortes estão Gorgonzola, Ementhal, Roquefort e Camembert (envelhecido).

Uma dica interessante é temperar os queijos. O Camembert ou o Brie ficam excelentes com geléia de framboesa, damasco ou pimenta. Para isso bastar abrir uma cavidade no queijo, adicionar o recheio e pôr no micro-ondas por 30 segundos, ele irá incorpar o sabor do tempero. O Gorgonzola combina muito bem com molhos e com pêra ou uva.

Vale lembrar que cada queijo deve ter sua faca e é bom que sejam identificados com plaquinhas. Aí é só aproveitar o momento e se deliciar com tantos queijos e vinhos saborosos.

Fonte: Viticultura

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial